Arquivo Geral da UFCG será inaugurado nesta quarta

As novas instalações do Arquivo Geral da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) serão inauguradas nesta quarta-feira, 9, no campus Campina Grande, como parte das comemorações dos seis anos de criação da instituição.

A solenidade está marcada para acontecer às 10h, com a presença de representantes de toda a comunidade acadêmica. No Arquivo, serão guardados todos os documentos históricos da Universidade, desde 1952, quando ainda era o Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Documentos que registram o processo de desmembramento para a instalação da UFCG, em 2002, também farão parte do acervo, além das pastas dos alunos que passaram pela universidade desde 1953.

Segundo a coordenadora do Arquivo, Maria do Socorro Alencar, até o ano de 2007, aproximadamente 30 mil alunos passaram pela instituição. Esses números incluem os que concluíram os cursos, os transferidos e os que abandonaram os estudos. O acervo possui ainda vasta documentação sobre os departamentos, como criação, projetos e funcionamento de todos.

Para Maria do Socorro, o Arquivo é de extrema importância para a universidade, já que manterá guardado e a serviço da comunidade acadêmica e de pesquisadores, documentos que contam a história da instituição. O Arquivo foi construído próximo à Prefeitura Universitária, numa área de 542,33 m² e o valor da obra foi de R$ 320 mil.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 08/04/2008