Governo Federal libera R$ 17 milhões para instalação do campus da UFCG em Sumé

Atividades acadêmicas podem ter início ainda este ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou ao Ministério da Educação (MEC) a liberação de R$ 17 milhões para a instalação do campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na cidade de Sumé, na região do Cariri paraibano. A liberação foi autorizada em atendimento ao pedido do senador José Maranhão (PMDB) e os recursos fazem parte de emendas apresentadas pelos deputados federais paraibanos Luiz Couto (PT), Vital do Rêgo Filho (PMDB) e Rômulo Gouveia (PSDB).

A notícia foi dada ao próprio reitor da UFCG, Thompson Mariz, quando de sua visita à Brasília, na semana passada, onde se encontrou com a diretora de Desenvolvimento em Educação Superior, Ieda Diniz, e o secretário de Educação Tecnológica Profissional, Eliezer Pacheco, ambos do MEC, para discutir a implantação do novo campus, que terá um pólo em Itaporanga, no Alto Sertão.

O reitor viajou acompanhado do secretário de Projetos Estratégicos da UFCG, Márcio Caniello, e do prefeito de Sumé, Vavá Paulino, que já doou terreno e prédio à universidade para a instalação do campus. De acordo com Thompson, a UFCG já dispõe de R$ 2 milhões de seu orçamento, somando R$ 19 milhões com o montante liberado pelo governo federal, para as obras.

“Dependendo da liberação dos novos recursos e das vagas para contratação de professores e técnicos administrativos, através da realização do concurso público, o novo campus já poderá iniciar as atividades em agosto deste ano”, declarou o reitor.

A instalação do campus em Sumé faz parte do Plano de Expansão da Universidade, dentro das metas do Reuni, e, para o reitor, é um grande presente para toda a comunidade acadêmica neste momento, já que a UFCG completa na próxima quarta-feira, dia 9, seis anos de criação.

O campus Sumé contará com três unidades acadêmicas, incluindo o Pólo de Desenvolvimento Tecnológico em Recursos Hídricos, em Itaporanga. Ao todo, serão ministrados 11 cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológo.

Em Sumé, funcionarão a Unidade Acadêmica de Licenciatura em Ciências Sociais (UALCS) - com os cursos de Ciências Sociais e Educação do Campo e o de Tecnólogo em Gestão Pública - e a Unidade Acadêmica de Tecnologia do Campo (UATC), com três cursos de bacharelado (Zootecnia, Engenharia Agroecológica e Engenharia de Laticínios) e um Tecnólogo em Gestão do Desenvolvimento Rural.

O curso de Educação do Campo será destinado à formação de professores para o Ensino Médio e Fundamental.

No Pólo de Itaporanga funcionará a Unidade Acadêmica de Recursos Hídricos (UARC), com as  Engenharias em Recursos Hídricos e em Aqüicultura (bacharelados) e o Tecnólogos em Irrigação e Drenagem e em Aqüicultura.

Os cursos tecnólogos terão duração de dois anos e meio a três anos, segundo o reitor. Os projetos dos cursos se encontram em estudo.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 07/04/2008