topo_cabecalho
Projeto Universidades Cidadãs divulga bolsistas selecionados

Atividade promove ações de cidadania e melhoria da qualidade de vida de populações de baixa renda

 

O Projeto Universidades Cidadãs, desenvolvido no âmbito da UFCG, divulgou nesta sexta, 4, o resultado do processo de seleção de novos bolsistas. Foram escolhidos os alunos Hallyson Alves Bezerra, do curso de História, Bernardo Hennys Diniz Barbosa, do curso de Arte e Mídia, e Karla Maria Melo Spinelli, do curso de Pedagogia.

 

Com duração de sete meses, de abril a dezembro deste ano, e carga horária semanal de 12 horas, o estágio tem remuneração de R$ 250 mensais - recursos da própria universidade – e os classificados atuarão no campus Campina Grande e em comunidades rurais assistidas pelo projeto.

 

O projeto

 

O Universidades Cidadãs objetiva promover ações de cidadania e melhoria da qualidade de vida de populações de baixa renda das comunidades do semi-árido aonde o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) vem trabalhando, desde 2000.

 

A iniciativa possibilita que estudantes e professores utilizam seu conhecimento para ajudar a implantar diversas ações de desenvolvimento comunitário e, ao mesmo tempo, se aprimorem por meio da prática e do contato com os saberes populares, propiciando uma relação transformadora entre universidade e sociedade.

Participam do projeto o CNPq e as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Sergipe (UFS), Rio Grande do Norte (UFRN), Piauí (UFPI), Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA).

 

Segundo o coordenador do projeto na UFCG, professor Fernando Garcia, nestes dois anos o programa vem atuando na capacitação de jovens e mulheres em várias comunidades agrícolas do estado, dentre elas, as de assentamentos e a dos atingidos pelo rompimento da barragem de Acauã, em Alagoa Grande.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 04/04/2008