Universidades discutem oferta de bolsas e maior integração entre cursos

Aconteceu nesta terça-feira, 1, no auditório do Ministério da Educação, encontro técnico de articulação da graduação com a pós-graduação no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

O encontro, que contou com a presença de reitores e pró-reitores de pesquisa e pós-graduação das universidades federais, teve como objetivo discutir a viabilização da oferta de bolsas e uma maior articulação entre os cursos de pós-graduação e graduação dentro das universidades.

Para o reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto Sales, a integração entre os cursos desperta maior interesse dos alunos da graduação na pós. “O aluno que se integra na pós-graduação tem mais possibilidades de fazer mestrado e doutorado no futuro”, disse Sales.

Em 2008, com o inicio da implementação do Reuni, serão ofertadas 394 bolsas de mestrado e 586 de doutorado nas universidades. Até 2012 esse número aumenta para 4.115 bolsas de mestrado e 5.746 de doutorado.

O Reuni prevê a ampliação do acesso e permanência na educação superior e melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais. Prevê também uma expansão qualitativa da pós-graduação orientada para a renovação pedagógica da educação superior.

(Assessoria de Imprensa SESu/MEC)

Data: 02/04/2008