Colegiado Pleno debate eleições para reitor

O Colegiado Pleno do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) continuará nesta quarta-feira, 2, a discutir a Resolução N°5/2004 - que regulamentou o último processo de escolha do reitor e vice-reitor da instituição – encaminhada para adequação ao próximo pleito pelo conselheiro Bráulio Maia (diretor do CCT).

Desde o início da reunião do Colegiado, a matéria provocou discussões preliminares e paralelas. A diretoria da Associação dos Docentes da UFCG (AdufCG) solicitou sua retirada de pauta, por discordar dos encaminhamentos, “achando precoce o embate naquela instância, pois deveria ser discutida envolvendo toda comunidade universitária”.

O presidente do Colegiado, reitor Thompson Mariz, analisou a atitude da Aduf como “uma tempestade em copo d’água” e criticou o clima de tensão criado pela entidade. “Estranho esse alarde na imprensa de antecipação de eleição e mudança de regras”, disse, ao afirmar que defendia o voto paritário, a composição de chapas e um calendário independente da Resolução. “Estamos antecipando a discussão, não a eleição. Necessário regimentar o processo, antes que surjam candidatos”, salientou.

À tarde, sob presidência do vice-reitor Edilson Amorim – Thompson embarcara para Brasília (reunião na Secretaria de Educação Superior, no MEC, apresentação do projeto de criação do campus Sumé) – o relator do processo, conselheiro Joaquim Alencar (diretor do CCJS) expôs sua proposta de alterações ao texto da resolução – entrecortada por discussões que enriqueceram o debate. Entre os pontos já definidos estão a paridade dos votos (cada seguimento da comunidade com 1/3), a composição de chapa eleitoral e um calendário dissociado da Resolução (por edital).

A reunião continuará a partir das 9 horas. Entre os pontos a ser discutidos estão os pré-requisitos para os postulantes aos cargos (titulação acadêmica mínima e carreira no magistério público). Propostas como privilegiar o tempo de universidade e técnico-administrativo podendo se candidatar foram apresentadas preliminarmente.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 01/04/2008