topo_cabecalho
Programa de cooperação em Ciências Sociais entre os países de língua portuguesa cria cátedra na área

Objetivo é finalidade viabilizar a presença em instituições de pesquisa e pós-graduação no Brasil de pesquisadores altamente qualificados

O Comitê Gestor do Programa de Cooperação em Ciências Sociais para os Países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), do Ministério da C&T, decidiu pela criação de uma Cátedra de Ciências Sociais, a ser ocupada por pesquisadores dos diversos países lusófonos, em instituições de pesquisa e pós-graduação no Brasil.

A Cátedra tem por finalidade viabilizar a presença em instituições de pesquisa e pós-graduação no Brasil de pesquisadores altamente qualificados - com equivalência ao nível 1 do CNPq -, em atividade nos demais países da CPLP, por um período de 30 dias.

A Cátedra será implantada durante o ano de 2008 e caberá ao Programa o financiamento de passagens de ida e volta para os agraciados e pagamento de até 30 diárias, com base nos valores estabelecidos pelo CNPq para diárias no país.

São elegíveis para a Cátedra: pesquisadores com nacionalidade nos demais países da CPLP, com titulação de Doutorado e com vínculo permanente a instituições de pesquisa e pós-graduação, nos campos disciplinares da Antropologia, Ciência Política e Sociologia; e profissionais de áreas afins no âmbito das Humanidades são também elegíveis, se seus projetos demonstrarem afinidades interdisciplinares com os campos antes mencionados.

As propostas deverão ser encaminhadas diretamente à secretaria do Comitê Gestor do Programa - sabrinamedeiros@uol.com.br. As regras completas de submissão estão disponíveis em http://www.cplpcienciassociais.org.

Conferencistas

No âmbito do mesmo programa, o comitê gestor recebe propostas para apoio à vinda de cientistas sociais, de forte qualificação, para atuar como conferencistas convidados nas reuniões principais das Associações Científicas nacionais, no âmbito das Ciências Sociais (ABA, ABCP, Abri, Abed, SBS e Anpuh).

As normas para submissão de propostas estão em http://www.cplpcienciassociais.org/index.php?option=com_content&task=view&id=65&Itemid=86.


Data: 31/03/2008