Pesquisa desenvolvida na UFCG recebe reconhecimento do CNPq

Avaliação dos Processos de Purificação de Biodiesel, pesquisa desenvolvida pela professora-doutora Marta Maria da Conceição, do Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité, foi contemplada com uma bolsa de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Coordenadora de Pesquisa e Extensão da Unidade Acadêmica de Educação do CES, Marta Maria é experiente em estudos sobre Biocombustíveis, Cinética Química e Catálise, com atuação nas áreas de Biodiesel, Cinética, Análise Térmica, Agroenergia e Educação Ambiental. Ela disse considerar importantes os programas de iniciação científica, por incentivar e encaminhar à pesquisa e ao desenvolvimento de novas idéias. “Como graduanda, foi com a participação nesses programas que ampliei meus horizontes”, ressaltou.

Atualmente a professora coordena projetos na área de Biocombustíveis, com a colaboração de agricultores do município de Cuité, e trabalha no projeto de Extensão que criará um horto florestal no entorno do campus, naquela cidade. “É um projeto de Educação Ambiental, parte da extensão universitária, que contribui significativamente para a mudança na sociedade”, disse, destacando a interação universidade-comunidade como norte dessas ações.

O diretor do CES, Márcio Caniello, enfatizou que a conquista é uma prova dos avanços do recém-criado Centro. “Em menos de um ano e meio de funcionamento, temos conseguido destaques na UFCG. Tanto nas atividades de ensino, quanto nas de pesquisa e extensão”, considerou.

CNPq

Os investimentos feitos pelo CNPq são direcionados para a formação de recursos humanos e financiamento de projetos de pesquisa que contribuem para o aumento da produção de conhecimento e geração de novas oportunidades de crescimento para o país. O integrante do sistema de bolsas de produtividade de pesquisa do CNPq deve ter um perfil de participação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, associadas a uma prática de publicação dos resultados de seus trabalhos.

São consideradas tanto a regularidade na produção como sua qualidade, tanto do nível científico e tecnológico dos resultados como dos meios empregados para sua divulgação (livros, revistas científicas e eventos nacionais e internacionais). Além disto, é necessário que atue em áreas temáticas de pesquisa e desenvolvimento coerentes com sua produção científica e acadêmica, verificados na apresentação de um projeto bem elaborado.

(Rosenato Barreto, Assessoria de Imprensa da SPE/UFCG)

Data: 31/03/2008