Capes vai lançar editais de cooperação com o México

O México e o Brasil vão estreitar relações na área de cooperação e pesquisa acadêmica. Um acordo assinado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Relações Exteriores do México prevê a realização de ações conjuntas, que incluem o intercâmbio e concessão de bolsas de doutorado.

De acordo com o diretor de Relações Internacionais da Capes, Sandoval Carneiro Júnior, que chefiou missão ao México, no final de fevereiro, dois editais serão lançados ainda neste primeiro semestre.

Um deles prevê a concessão de 15 bolsas para estudos de doutoramento nos dois países; o outro será voltado à realização de pesquisas. Também está prevista a realização de oficinas.

"Queremos partir para a ação, o mais breve possível. Os mexicanos estão muito interessados em ativar a cooperação e o intercâmbio com o Brasil, dado que os dois países têm problemas semelhantes, além de potencialidades de cooperação e complementaridade," diz o diretor.

A delegação realizou visitas a inúmeras instituições, como a Universidade Nacional do México, Universidade Pedagógica do México, Instituto Politécnico Nacional, Conacyt, Colégio do México e Centro Nacional de Metrologia.

Conheça detalhes da missão em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mexicomissao.pdf

(Fátima Schenini, da Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 24/03/2008