Doutores da Brincadeira recebe nova turma de voluntários

Projeto busca agora interessados em participar de sua administração

O Projeto Doutores da Brincadeira realizou inscrições para a formação da segunda turma de voluntários de 2008, as quais foram iniciadas na quarta-feira, 12 de março e encerradas na segunda-feira, 17. Inscreveram-se pessoas de qualquer área do saber: aposentados, trabalhadores e estudantes, a partir de 16 anos de idade, sendo que a maioria dos inscritos é de estudantes universitários.

Esta nova turma, composta por 34 novatos e 25 veteranos, será treinada no sábado, 29 de março, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00, na Sala de Aula 01 do CAESE/HUAC, onde funciona o curso de Medicina da UFCG, e atuará na Brinquedoteca da Pediatria do HUAC no trimestre compreendido entre 01 de abril e 30 de junho, dividida em 14 grupos distribuídos de segunda-feira a domingo, nos horários das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

O treinamento é composto por vários temas: Humanização da Saúde, Voluntariado na Saúde, Noções Básicas de Psicologia Hospitalar Pediátrica, História da Brinquedoteca, Lei da Obrigatoriedade da Brinquedoteca em Pediatrias, Brinquedoteca sem Infecção Hospitalar, Os Papéis do Brinquedista, e O Palhaço Hospitalar, os quais serão ministrados por Eugênio Felipe (Psicólogo), Maria Alice Rocha (Enfermeira), Ana Flávia Alves de Lima (Administradora), todos do quadro do HUAC, e ainda pelos voluntários Maria do Socorro Santos (Assistente Social), Thiago Lia Fook (Advogado), e Gleriston Araújo Januário (Técnico de Enfermagem, Palhaço e Músico).

Procuram-se voluntários para “os bastidores” do projeto

Realizadas as inscrições para Doutores Palhaços, o Projeto agora está inscrevendo pessoas interessadas em participar “dos seus bastidores”, isto é, da sua administração, podendo se inscrever profissionais ou estudantes de áreas específicas, como: Administração, Marketing, Arte e Mídia, Desenho Industrial, Comunicação Social, Informática, Economia, Psicologia, etc. Isto abre espaço para pessoas que querem ajudar os Doutores da Brincadeira, mas preferem não lidar diretamente com a vida hospitalar ou com a incorporação de uma personagem palhaço.

Informações ou inscrições podem ser obtidas com o “desorientador” dos Doutores, o psicólogo Eugênio Felipe, através dos fones (83) 2101.5532 ou 8869.3197 ou dirigir-se, pela manhã, à sala do Grupo de Trabalho de HUmanizAção (GTH) do Hospital Universitário Alcides Carneiro – UFCG, situada à rua Carlos Chagas, s/n, bairro São José, portando os seguintes itens: cópia do documento de identidade, duas fotos 3x4, e R$ 15,00 para o kit do voluntário, composto por: farda, crachá, e pasta com caderno de textos.

Declaração de participação para cada trimestre de voluntariado

É importante ressaltar que após o término do contrato trimestral de voluntariado, seja como brinquedista ou como assistente administrativo, o colaborador recebe uma declaração-certificado de participação, que pode/deve ser colocado em currículos.

Lançamento do site www.doutoresdabrincadeira.com

O “sítio” dos Doutores da Brincadeira finalmente está na “Net”, e será lançado oficialmente no dia do treinamento da Turma 02/2008, isto é, no sábado, 29 de março, site este construído voluntariamente pelos acadêmicos da Unidade de Ciências da Computação/UFCG, Eugênio e Márcio Saraiva. Estes dois voluntários, que são irmãos gêmeos, formam a divertida dupla Doutores da Brincadeira Tico e Teco, visitantes brinquedistas do sábado pela manhã, na Brinquedoteca da Pediatria do HUAC.

Encontro de veteranos e novatos no Clube Campestre

O Grupo de Trabalho de HUmanizAção (GTH) do HUAC estará promovendo um encontro fraterno entre os Doutores da Brincadeira veteranos e os novatos da Turma 02/2008, no Parque Aquático do Clube Campestre (parceiro dos Doutores da Brincadeira), a partir das 9h do sábado, 5 de abril. Veteranos da ativa e ex-voluntários devem por seu nome na lista dos palhaços banhistas até o dia 31 de março.

Arrecadação de doações

O Grupo de Trabalho de HUmanizAção (GTH) do HUAC recebe doações para a Brinquedoteca da sua Pediatria o ano inteiro, as quais podem constar de: jogos, brinquedos, material artístico-escolar, livros, revistas e gibis, CDs e DVDs, novos ou em bom estado “de saúde”. As doações podem ser entregues no mesmo endereço acima. O GTH recebe ainda doações de vestimentas gerais e itens de higiene pessoal, as quais são distribuídas com pacientes detectados pelo Serviço Social como pacientes mais carentes.

(Nathalia Sátiro e Carolina Nascimento - assessoras voluntárias de Comunicação)

Data: 19/03/2008