Organismo internacional de pesquisa amplia cooperação com a UFCG

Novas áreas de atuação incluem melhoramentos genéticos e biocombustíveis da segunda geração

O reitor Thompson Mariz recebeu na tarde desta segunda, 17, a visita do diretor do Centro de Cooperação Internacional para a Pesquisa e o Desenvolvimento (Cirad) no Brasil, Philippe Petithuguenin.

Com sede na França e representações em vários países, o Cirad é um instituto de investigação agronômica a serviço do desenvolvimento sustentável dos países do hemisfério sul, que privilegia a pesquisa em parceria.

Acompanhado do pesquisador Marc Piraux e do pró-reitor de Pós-graduação da UFCG, Michel Fossy, Petithuguenin apresentou ao reitor as futuras áreas de atuação do Cirad no país: Biologia Avançada, objetivando os melhoramentos genéticos, e Florestas Energéticas, na busca pelos biocombustíveis da segunda geração.

“A promoção das duas novas áreas possibilita a ampliação das nossas linhas de pesquisas conjuntas, ao mesmo tempo em que estreita a nossa cooperação com o Cirad”, disse Fossy. “Essa parceria é essencial para nosso reconhecimento internacional como centro de excelência em pesquisas, também nas áreas de ciências econômicas e sociais”, finalizou.

O Cirad mantém cooperação com a UFCG desde 2000, através do Projeto Universidade Camponesa (UniCampo), na área de Desenvolvimento Territorial Sustentável com ação nas políticas públicas, bem como na gestão de recursos naturais.

(Marinilson Braga e Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 18/03/2008