UFCG inscreve bolsistas para o Projeto Universidades Cidadãs

Serão oferecidas três bolsas de R$ 250

Estudantes dos cursos de Arte e Mídia, Pedagogia, Ciências Econômicas, Ciências Sociais e História da UFCG, que estejam cursando do terceiro ao antepenúltimo período no semestre 2008.1, podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 24, para o processo seletivo de 3 (três) bolsistas para o Projeto Universidades Cidadãs.

Com duração de sete meses, de abril a dezembro deste ano, e carga horária semanal de 12 horas, o estágio tem remuneração de R$ 250 mensais - recursos da própria universidade – e os classificados atuarão no campus Campina Grande e em comunidades rurais assistidas pelo projeto.

Os interessados devem se dirigir ao Laboratório de Tecnologias Agroambientais, no Bloco CP, sala do Projeto Universidades Cidadãs, munidos de histórico escolar, currículo e declaração da coordenação do curso comprovando sua regularidade. As entrevistas acontecem nos próximos dias 26 e 28, e a divulgação do resultado será no dia 31.

Veja aqui o Edital.

O projeto

O Universidades Cidadãs objetiva promover ações de cidadania e melhoria da qualidade de vida de populações de baixa renda das comunidades do semi-árido aonde o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep) vem trabalhando, desde 2000.

A iniciativa possibilita que estudantes e professores utilizam seu conhecimento para ajudar a implantar diversas ações de desenvolvimento comunitário e, ao mesmo tempo, se aprimorem por meio da prática e do contato com os saberes populares, propiciando uma relação transformadora entre universidade e sociedade.

Participam do projeto o CNPq e as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Sergipe (UFS), Rio Grande do Norte (UFRN), Piauí (UFPI), Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA).

Segundo o coordenador do projeto na UFCG, professor Fernando Garcia, nestes dois anos o programa vem atuando na capacitação de jovens e mulheres em várias comunidades agrícolas do estado, dentre elas, as de assentamentos e a dos atingidos pelo rompimento da barragem de Acauã, em Alagoa Grande.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 17/03/2008