topo_cabecalho
Paulo Freire é tema de evento na UFCG nesta quarta

A Unidade Acadêmica de Educação da UFCG (UAED) realiza nesta quarta-feira, 12, no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus Campina Grande, o evento intitulado Paulo Freire: Dez Anos Depois....

 

A conferência de abertura acontece às 9 horas e será proferida pela Dra. Maria Eliete Santiago, professora do Centro de Educação da UFPE, que vai apresentar o tema: Contribuições de Paulo Freire para a pedagogia da autonomia.

 

O evento prossegue à noite, a partir das 19 horas, com a realização da mesa-redonda: O rastro freireano - experiências e reflexões baseadas no grande educador do século XX, que será coordenada pelo professor José Luiz Ferreira (UAED) e terá a participação dos professores: Fernanda Leal (UAED), Cícero Agostinho Vieira (UFCG/UEPB), Silvana Eloísa da Silva Ribeiro (UAED), Zélia Maria de Arruda Santiago e Carmem Verônica Nóbrega, ambas da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da UFCG.

 

De acordo com a professora Fernanda Leal, coordenadora do evento, a idéia de prestar uma homenagem a Paulo Freire, dez anos após sua morte, começou a ser elaborada nas aulas de Filosofia da Educação, disciplina na qual se faz um estudo do autor numa atividade denominada Seminário Paulo Freire. "A gestação desta atividade que agora 'nasce' foi preparada, sobretudo, pelas alunas do curso de Pedagogia da UFCG que cursam a referida disciplina no presente semestre", acrescentou.

 

Sobre Paulo Freire, Fernanda disse ser um autor cujo nome provoca efeitos. "No entanto, em nossa perspectiva, estes efeitos, na atualidade, não passam de uma reverência longíqua a um pensador da educação que, mesmo que se queira, não pode passar despercebido", completou a professora.

 

"Esperamos que esta simples homenagem favoreça a emergência de um espaço de discussão capaz de agregar vozes e experiências que denotam a vivacidade e atualidade de Paulo Freire", finalizou.

 

O evento é aberto à comunidade em geral e conta com o apoio do Centro de Humanidades e da Secretaria de Projetos Estratégicos da UFCG.

 

(Franz Mikhailovitch - Assessoria de Imprensa do CH/UFCG)


Data: 11/03/2008