Reitor participa de seminário do Reuni em Brasília

Dentre outros temas, ele tratou da criação de um colégio politécnico em São João do Rio do Peixe

O reitor Thompson Mariz participou na semana passada, em Brasília, juntamente com representantes de todas as universidades federais do Brasil, do 2º Seminário Nacional de Acompanhamento do Reuni, oportunidade em que tratou, com o ministro Fernando Haddad, detalhes do plano de expansão da instituição.

Durante a solenidade de posse do reitor da UFRR, Roberto Ramos, realizada na terça-feira, 4, na sede do MEC, Mariz conversou com o ministro e com a diretora do Departamento de Ensino Superior do MEC, Maria Ieda Diniz, sobre a criação de um Colégio Politécnico na cidade de São João do Rio do Peixe, no Alto Sertão da Paraíba, cuja atuação seria voltada para a preparação de mão-de-obra qualificada, de nível médio/técnico, visando à exploração da bacia petrolífera do Rio do Peixe.

O primeiro grande estudo sobre a viabilidade produtiva da Bacia do Rio do Peixe, feito em 2006, deu bons resultados. Amostras do terreno enviadas para análise em laboratórios nacionais e nos EUA confirmaram a presença de hidrocarboneto. Atualmente, equipes de geofísicos estão fazendo o levantamento sísmico da bacia. O objetivo é adquirir conhecimento sobre as camadas sedimentares da região.

Reuni

Está previsto para a próxima quinta-feira, 13, um encontro entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e todos os 53 reitores de universidades federais. Juntos, eles discutirão os planos de expansão das instituições federais de ensino superior e celebrarão contratos necessários para a implementação do Reuni. No encontro, serão assinados os convênios de cada universidade com o governo federal.

O Reuni prevê o melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos das instituições federais. Todas as 53 universidades federais brasileiras aderiram ao programa. Uma das metas que as instituições deveriam contemplar em suas propostas de expansão era um aumento de, no mínimo, 20% no número de matrículas de graduação.

Legenda: O ministro da Educação, Fernando Haddad, o reitor Thompson Mariz e a diretora do Departamento de Ensino Superior, Maria Ieda Diniz.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados do MEC - Foto: Júlio César Paes - MEC)

Data: 08/03/2008