topo_cabecalho
Dados de alunos da pós-graduação integram cadastro da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) mantém cadastro com informações de todos os alunos de mestrado e doutorado, desde a matrícula até a titulação. Os dados armazenados servem como parâmetro para subsidiar a concessão anual de bolsas de estudos no país, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2005-2010).

As informações constantes no Cadastro de Discentes são atualizados, em tempo real, pelos coordenadores dos programas de pós-graduação de todo o país, por meio do endereço eletrônico: http://discente.capes.gov.br/cadastrodiscente/. “Os coordenadores informam os dados cadastrais dos alunos da pós-graduação, como também os referentes à situação de vínculo empregatício e bolsas oferecidas pelo programa, tanto da Capes quanto de outras agências”, diz o diretor de Programas da Capes, Emídio Cantídio de Oliveira Filho. “É uma ferramenta imprescindível para o planejamento da Capes e do próprio programa”, salienta.

Segundo o diretor, o Cadastro de Discentes é um poderoso instrumento de gestão do Sistema Nacional de Pós-graduação, que repercute na dotação do fomento (bolsas e custeio). O Cadastro de Discentes também serve como veículo de recebimento e respectiva disponibilização no Portal Domínio Público do Ministério da Educação: http://www.dominiopublico.gov.br/, no portal do MEC.

 

(Fátima Schenini - Capes)


Data: 05/03/2008