Pós-doutorado na França oferece bolsa de 2 mil euros

Estão abertas as inscrições de pós-doutorado do Programa Hermes. Promovido pela Fundação Maison des Sciences de l’Homme (FMSH), pelo Ministério de Relações Exteriores e pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), da França, o programa tem como objeto promover o intercâmbio de pesquisadores estrangeiros da área de ciências humanas e sociais em universidades e centros de pesquisa franceses.

O programa é destinado a estudantes da África do Sul, Argentina, Brasil, Chile, China, Índia, Indonésia, Malásia, México e Peru. As bolsas são de três a nove meses de modo que os selecionados possam conduzir na França projetos de pesquisas individuais e estabelecer formas de cooperação entre as instituições de origem e de destino.

O valor mensal das bolsas é de 2 mil euros. Aos selecionados também será oferecido seguro-saúde e eventual cobertura de gastos adicionais com documentação e participação em atividades científicas.

Os candidatos devem ter até 40 anos, doutorado e pertencer a uma instituição de pesquisa associada a universidade, academia ou instituto. Devem também ter fluência em francês ou inglês. As inscrições vão até o dia 31 de março.

Mais informações pelo site www.msh-paris.fr/index.php?id=566&L=2.

Data: 04/03/2008