Capes: Cooperação França-América do Sul

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está com inscrições abertas, até 15 de maio, para o Programa de Cooperação em Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação França-América do Sul (STIC-AmSud). Os candidatos devem apresentar projetos ligados a temas relevantes nas áreas do programa. O grupo brasileiro envolvido na pesquisa precisa estar associado a pelo menos uma equipe francesa e a uma sul-americana.

“O objetivo do programa é incentivar e reforçar a colaboração e a formação de redes de pesquisa e desenvolvimento no domínio das ciências e tecnologias da informação e da comunicação”, diz o coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes, Leonardo Barchini Rosa. Além disso, o programa quer desenvolver instrumentos que facilitem o intercâmbio de estudantes, professores, pesquisadores e o compartilhamento de resultados de pesquisa.

Missões

Cada projeto selecionado receberá apoio da Capes para duas missões anuais de trabalho, para intercâmbio de professores e pesquisadores, e duas missões de estudos, para deslocamento de estudantes de doutorado e pós-doutorado engajados no projeto de pesquisa proposto. Os resultados serão divulgados em novembro de 2008. As atividades terão início em janeiro de 2009. Saiba mais sobre o STIC-AmSud na página eletrônica da Capes.

(Fátima Schenini - Capes)

Data: 04/03/2008