Programa de pós-graduação da UFCG implanta sistema de inscrição on-line

Processo é rápido e fácil

Um dos maiores benefícios da tecnologia é facilitar a vida das pessoas. A cada dia surgem novos sistemas que nos fazem economizar tempo e muita dor de cabeça. É o caso do banco de dados implantado pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da UFCG. O sistema permite, dentre outras coisas, a realização de inscrições on-line, matrículas em disciplinas e acompanhamento do histórico do aluno.

“Nos últimos anos, os procedimentos de inscrição e seleção estavam se tornando muito cansativos tanto para secretaria do programa como para a Comissão de Seleção, devido à grande quantidade de inscritos. A elaboração de planilhas e os cálculos manuais eram pouco eficientes”, explica o coordenador do programa, professor Luís Vasconcelos. “Com a adoção do banco de dados e das ferramentas de acesso a formulários via internet, o processo é realizado de forma rápida e fácil”, disse.

O sistema começou a ser implantado em 2006, inicialmente apenas para divulgação de notas das disciplinas da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ). No ano passado, o sistema foi usado no gerenciamento do acervo de dissertações defendidas e na contagem de pontos dos candidatos inscritos no processo de seleção. A partir de dezembro a aplicação foi modificada com a inclusão de um mecanismo que permite o cadastramento de usuários, o preenchimento de formulários de inscrição e dados pessoais, bem como histórico e currículo.

Atualmente o banco de dados permite a matrícula on-line dos alunos, a geração de diário da disciplina lecionada no PPGEQ, o cadastramento de planos de trabalhos, de projetos, de exames de qualificação e defesas de tese e dissertações.

“No caso específico do sistema de inscrição, a grande vantagem é a facilidade de se fazer a inscrição à distância, a qualquer hora do dia. Um candidato que reside em outra cidade tem a chance de se inscrever na seleção sem a necessidade de se deslocar até Campina Grande”, defende Vasconcelos. “O sistema também orienta o candidato no preenchimento dos formulários e permite acesso contínuo da comissão a todo o processo de seleção, tornando-o democrático e transparente”.

O sistema já foi utilizado nas inscrições para o período 2008.1. Foram realizadas, com sucesso, 31 inscrições no mestrado e 12 no doutorado. Segundo o professor Vasconcelos, outros programas de pós-graduação poderiam utilizar o mesmo sistema. “São necessárias apenas algumas adaptações para atender às particularidades de cada processo”, disse.

Para conhecer o banco de dados, acesse http://www.deq.ufcg.edu.br:8081/apex/f?p=100:1.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 26/02/2008