Municípios podem concorrer a prêmio de R$ 100 mil por destaque em gestão educacional

Municípios com boas práticas em administração escolar poderão concorrer à 2ª edição do Prêmio Inovação em Gestão 2008, que foi lançado ontem (20), em Brasília. Os dez municípios com as melhores práticas de administração escolar vão dividir R$ 1 milhão.

O lançamento aconteceu durante a abertura da 5ª reunião do grupo de trabalho das capitais e grandes cidades, que reúne gestores da educação básica. Este ano, o foco da premiação será a qualidade na aprendizagem.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a iniciativa tem a intenção de dar visibilidade à boa gestão educacional realizada em muitos municípios e estados, que às vezes, não chegam ao conhecimento público. “Muitas vezes essas experiências ficam encapsuladas ali naquela região, cidade ou escola, e não ganham a visibilidade que merecem. Então, educar bem também é disseminar aquilo que se faz bem”, afirmou.

Questionado sobre a importância de uma boa gestão escolar, o ministro disse que a organização nas escolas afeta diretamente os alunos. “Todo mundo que participa de uma forma de organização bem estruturada enxerga seus objetivos, sua missão e, principalmente, o zelo com os recursos ali investidos. Com certeza é um fator motivador para a permanência do aluno na escola.”

Serão premiados com R$ 100 mil as dez experiências de gestão municipal que contribuam de forma efetiva para o alcance das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e, conseqüentemente, para a melhoria da qualidade da educação básica na região. Podem participar dirigentes municipais de educação ou coordenadores por eles designados que desenvolvam projetos inovadores em suas redes de educação básica.

As inscrições vão até o dia 18 de abril. Os municípios podem optar entre os seguintes grupos temáticos: planejamento e gestão, gestão pedagógica, de pessoas, avaliação e resultados educacionais. Cada um dos temas está vinculado às diretrizes do PDE.

O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O regulamento e o calendário do programa também estão na página do instituto (www.inep.gov.br). A entrega do prêmio está marcada para o dia 19 de novembro.

(Agência Brasil)

Data: 21/02/2008