Alunos da UFCG participam de intercâmbio internacional

Programa visa promover a cooperação acadêmica entre países da América Latina

Dois alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão de malas prontas para uma viagem histórica. Eles são os primeiros estudantes da instituição a participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para os Cursos Acreditados (Marca), e irão estudar, durante um semestre, em duas outras universidades latino-americanas.

Taísa de Almeida Félix vai estudar na Universidade da República do Uruguai, em Montevidéu, enquanto Luiz Gianini Bezerra de Melo irá para a Universidade de La Plata, na Argentina. Ambos são alunos do curso de Engenharia Elétrica e foram selecionados após análise do rendimento acadêmico, currículo e entrevista.

O programa tem o objetivo de incentivar a mobilidade e o intercâmbio acadêmico entre estudantes de cursos reconhecidos pelo Mecanismo de Reconhecimento do Setor Educativo do Mercosul (SEM). Segundo o coordenador de Graduação, professor Mário Araújo Filho, é uma forma de enriquecer não só a formação de recursos humanos, como também promover a cooperação institucional com países da América Latina.

“A UFCG tem uma longa tradição de cooperação acadêmica internacional, principalmente com países da Europa. Já estava na hora de nos integrarmos, também, aos nossos vizinhos latino-americanos”, afirmou.

Para participar do programa, os alunos devem estar matriculados em cursos de graduação reconhecidos no âmbito dos países signatários do programa. “Apenas dois outros cursos de Engenharia Elétrica, no Brasil, são reconhecidos pelo SEM, o que comprova, mais uma vez, a nossa excelência acadêmica”, observa Mário Filho.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 21/02/2008