Andifes discute rumos da pós-graduação brasileira

Um projeto semelhante ao Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) deverá resultar do seminário que a Andifes realiza hoje (20/02) em Salvador. De acordo com o presidente da Associação, reitor Arquimedes Diógenes Ciloni(UFU), o encontro objetiva discutir formas de superar a fragmentação da pós-graduação brasileira. As discussões vão abranger o financiamento, a avaliação de desempenho e outras questões que ajudem na formulação de propostas de reestruturação da pós-graduação brasileira, no âmbito das universidades federais.

Ainda segundo o reitor Arquimedes Ciloni, as universidades federais brasileiras possuem programas de pós-graduação de alto nível, dos quais a maioria ostenta conceitos máximos – 5 a 7 – conforme avaliação da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes). Entretanto, a parte dos cursos avaliados insatisfatoriamente precisa de auxílio para melhorar sua conceituação. Falta, portanto, uma planificação que oriente novas linhas de pesquisa à luz de um projeto de nação. “Os organismos de fomento deveriam ter um papel propositivo mais articulado com um projeto nacional de desenvolvimento”, ressalta Arquimedes Ciloni, com a autoridade de membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia.

O presidente da Andifes lembrou que, com o advento do Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em outubro de ano passado, com uma dotação orçamentária de R$41 bilhões, a inserção da C&T passou de 1% para 1,5% em três anos. Agora, “é preciso racionalizar a utilização desses recursos, pois o momento é propício para um melhor planejamento das ações”.

Participam do encontro, como expositores, o presidente e a vice-presidente do CNPq, Marco Antonio Zago e Wrana Panizzi; o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães; o coordenador do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Arturo Ramirez; os diretores de programas da Capes e do CNPq, Emídio Cantídio de Oliveira Filho e José Roberto Drugowich; o secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias; mais o diretor de avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, os reitores Ícaro de Sousa Moreira (UFC) e José Ivonildo do Rego (UFRN), além de Francisco César de Sá Barreto, ex-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na quinta-feira (21/02), acontece a LXVIIIª reunião ordinária do Conselho Pleno da Andifes.  O encontro contará com a participação do secretário da Educação Superior (SESu/MEC), Ronaldo Mota, e do superintendente de Planejamento e Pesquisa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Florival Carvalho. Entre os temas que serão debatidos durante a reunião do Conselho Pleno da Associação estão: balanço do (Reuni); Procuradorias Jurídicas das Instituições Federais de Ensino Superior; modelo de distribuição dos recursos de assistência estudantil; e adaptação do estatuto da Andifes ao novo Código Civil. Na sexta-feira (22/02), os dirigentes visitam a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

(Assessoria de Comunicação da UFBA)

Data: 20/02/2008