Aluno formado na UFCG recebe Prêmio Capes de Teses

Trabalho foi considerado o melhor do país na área das engenharias Química, de Materiais, Nuclear e de Minas

Divulgados nesta semana os nomes dos vencedores do Prêmio Capes de Tese 2007. Dentre os premiados está Fabrício Machado da Silva, graduado em Engenharia Química pela UFCG. Sua tese foi considerada a melhor do ano passado na área Engenharias II (que abrange Engenharia Química, de Materiais, Nuclear e de Minas).

“Queria compartilhar com vocês este momento, pois tenho convicção de que a UFCG contribuiu de forma decisiva para a minha formação”, diz Fabrício, em mensagem enviada ao professor Romildo Brito, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ). Ele orientou Fabrício durante programa de iniciação científica desenvolvido na universidade. “É motivo de orgulho para nossa unidade acadêmica”, comemorou o professor.

A tese, defendida na UFRJ, onde o aluno fez pós-graduação, intitula-se Estudos sobre a produção de resinas poliolefínicas: prepolimerização e síntese de copolímeros de Propeno / 1-Buteno. Atualmente Fabrício trabalha como engenheiro de processos químicos no pólo de Camaçari, na Bahia.

Prêmio

O Prêmio Capes de Teses foi instituído em 2005 com o objetivo de outorgar distinção às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas nos cursos reconhecidos pelo MEC, considerando os quesitos originalidade e qualidade.

Em 2007, foram inscritas 417 teses. A avaliação dos trabalhos envolveu 51 comissões e 207 consultores de diversas instituições de ensino superior do Brasil.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 20/02/2008