Capes recebe inscrições para Programa Pibid

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) está com inscrições abertas para o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). O programa beneficia alunos de cursos de licenciatura e pedagogia de instituições federais de educação superior (Ifes), com o objetivo de incentivar a carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores – ciência e matemática de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.

“Pela primeira vez, a Capes está se preocupando não só com a formação de docentes para a educação superior, mas de docentes com educação superior para a educação básica”, destaca o diretor de Educação Básica Presencial da Capes, Dilvo Ristoff. Ele explica que o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola, e os sistemas estaduais e municipais. E salienta: “o Pibid, pelo direcionamento de suas ações, é um projeto extremamente importante para a educação brasileira: ele integra os diferentes níveis de ensino, valoriza o espaço pedagógico e promove o futuro profissional do magistério da educação básica”.

Os recursos do Pibid para 2008 são de R$ 39 milhões, que serão utilizados para o pagamento de bolsas. O coordenador geral do projeto e os subcoordenadores de áreas do conhecimento recebem bolsas mensais no valor de R$ 1 200,00. Os alunos dos cursos de licenciatura têm direito a bolsa de R$ 300,00 por mês. E os supervisores, que são os professores das disciplinas nas escolas onde os estudantes universitários vão estagiar, recebem bolsa de R$ 600, 00 por mês.

Podem se inscrever as Ifes que ofereçam licenciaturas com conceitos satisfatórios no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As inscrições são em fluxo contínuo. Os projetos que derem entrada até agosto poderão iniciar ainda neste ano. Quem entrar a partir de setembro, só iniciará em 2009.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 19/02/2008