Aluno paraibano conquista medalha de ouro na OBMEP 2007

Mais de 18 milhões de estudantes participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

É de Massaranduba, interior da Paraíba, o ganhador da medalha de ouro da modalidade Nível 1 (5ª e 6ª séries) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2007). Wederson Santos Silva, de 12 anos, é um dos mais jovens estudantes a ganhar medalha de ouro na competição. Ele já havia recebido medalha de prata na edição 2006.

No próximo dia 26, Wederson e outros medalhistas de ouro da olimpíada receberão seus trofeús na cidade do Rio de Janeiro, sede da competição, com todas as despesas custeadas pela coordenação do evento.

Segundo o coordenador regional da Olimpíada Brasileira de Matemática, professor José Vieira Alves, da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da UFCG, “é muito gratificante ver o trabalho que desenvolvemos com tanto esforço dar resultados brilhantes como esse”. Além de Wenderson, outros estudantes paraibanos se destacaram na competição, conquistando duas medalhas de prata, 16 medalhas de bronze e 216 menções honrosas.

“As provas foram realizadas no ano passado e contaram com a participação de quase 18 milhões de alunos, em todo o Brasil. Na Paraíba, foram mais de 320 mil alunos inscritos, de 767 escolas públicas municipais, estaduais e federais”, explicou o professor.

A OBMEP é a maior olimpíada de matemática do mundo e abrange 99% dos municípios brasileiros. Todos os ganhadores de medalhas da OBMEP 2007 foram contemplados também com uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que terá a duração de 1 ano.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 12/02/2008