Capes modifica áreas do conhecimento

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) introduziu modificações na tabela das áreas do conhecimento. A Grande Área Outras foi extinta e substituída pela Grande Área Multidisciplinar. E duas novas áreas foram criadas – Biotecnologia e Materiais.

As áreas de Biotecnologia e Materiais passam a integrar a Grande Área Multidisciplinar, juntamente com as áreas de Ensino de Ciências e Matemática, e Interdisciplinar (que substitui a antiga área Multidisciplinar). A área de Biotecnologia será coordenada por Maria Fátima Grossi de Sá, da Embrapa. A área de Materiais terá coordenação de Lívio Amaral, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

De acordo com o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, a criação das áreas de Biotecnologia e de Materiais representa um novo marco na organização da pesquisa e da pós-graduação brasileira. “Essa criação não é apenas o reconhecimento, pela Capes, de sua relevância, nem somente o anseio por maior sinergia entre os pesquisadores delas. Ela também indica um novo caminho da ciência e do fazer científico”, destaca Janine. Com as mudanças, a Capes passa a ter 47 áreas do conhecimento, com 46 coordenadores. (Fátima Schenini)

(Portal Capes)

Data: 01/02/2008