UFCG revitaliza mural que homenageia Lynaldo Cavalcanti

O ano era 1992, quando a artista plástica Maria Arly Albuquerque Araújo resolveu homenagear o seu irmão Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque pela passagem dos seus 60 anos, com uma pintura em tinta lavável na lateral do Bloco AB, do então campus II da UFPB. Dezesseis anos se passaram e o mural foi quase lavado pelo tempo, restando literalmente uma marca d’água daquele tributo fraternal.

Ao reassumir a função de produtor artístico, o psicólogo Eugênio Felipe convidou o mosaicista Kleberlan Oliveira para revitalizar o mural “Flores e Frutos para Lynaldo” pintado por sua mãe, com o auxílio do artista plástico Josafá de Orós, quando ele era chefe do Setor de Produção Artística da Pró-Reitoria para Assuntos do Interior (Prai) da UFPB. A recuperação será concluída, segundo Kleberlan, no próximo dia 1° de fevereiro.

“Esta revitalização se converte em duas novas homenagens: Flores e Frutos novamente para Lynaldo - que em dezembro passado recebeu, da UFCG, o título de Doutor Honoris Causa -, e Flores e Frutos para Maria Arly, pela passagem de seu aniversário de 87 anos, no próximo dia 19 de fevereiro", disse Eugênio.

Mosaicista

Kleberlan Oliveira foi escolhido por ter composto um mural com a logomarca do Projeto Doutores da Brincadeira no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da UFCG. “Belíssimo, e tem sido elogiado por todos os freqüentadores da Pediatria”, comentou Eugênio.

Aos 24 anos, com inúmeros murais compostos em Campina Grande – nos parques da Criança e do Povo, e em diversas residências – Kleberlan disse viver um desafio profissional, por seguir as linhas de uma obra de arte. “Meus murais são sobre desenhos que crio e risco. Este, sobre uma pintura, é inusitadamente prazeroso para mim", descreveu.

Mosaico

Um embutido de pequenas pedras ou de outras peças (pequenos pedaços de vidro, mármore ou cerâmica) formando determinado desenho. O objetivo do mosaico é preencher algum tipo de plano, como chãos e paredes, com os ladrilhos.

O mosaico é uma arte milenar que nos remete à época greco-romana, na qual teve seu apogeu. Era utilizado na criação de pavimentos e em paredes.

Quanto à técnica, a arte musiva consiste na colocação de tesselas, que são pequenos fragmentos de pedras, (como mármore e granito, moldados com Tagliolo e Martellina), pedras semi-preciosas, pastilhas de vidro, seixos e outros materiais, sobre qualquer superfície.

Nos dias de hoje, o mosaico ressurgiu, despertando grande interesse, sendo cada vez mais utilizado, artisticamente, na decoração de ambientes interiores e exteriores.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 25/01/2008