topo_cabecalho
Parlamentares querem criar mais 28 universidades federais

                                         

Projetos podem elevar em cerca de 50% o número de universidades públicas no país. Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) é o líder de propostas desse tipo

 

Deputados e senadores apresentaram em 2007, no primeiro ano da atual legislatura, 28 projetos de lei para a criação de novas universidades federais, segundo levantamento do G1. Atualmente, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), o país conta com 55 universidades federais.

 

O número, no entanto, vai subir para 56, já que o presidente Lula e a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, assinaram em dezembro de 2007 o projeto que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém. Segundo o MEC, a nova universidade já está em implementação.

 

Se aprovados, os projetos apresentados em 2007 no Congresso aumentariam em cerca de 50% o número de universidades federais no país. Hoje, segundo o MEC, há 19 instituições na região Sudeste, 14 no Nordeste, nove no Sul, oito no Norte e cinco no Centro-Oeste.

 

O número de projetos apresentados em 2007 é superior ao de universidades federais criadas no governo Lula. Desde 2003, foram criadas 12, incluindo as faculdades que ganharam status de universidade, de acordo com a Secretaria de Educação Superior (Sesu), do MEC.

 

Para o cientista político Francisco Fonseca, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), os parlamentares apresentam grande número de projetos desse tipo no ano passado porque há uma carência de universidades públicas no país.

 

"Por mais que exista - e isso faz parte do jogo da democracia - o interesse dos parlamentares em capitalizar ('olha, fui eu que ajudei a levar a universidade 'x' ou 'y' para determinado lugar'), o fato é que isso é uma carência no Brasil", afirmou Fonseca.

 

Para  o cientista político, "há uma necessidade de se ampliar o número de universidades públicas e, conseqüentemente, de vagas, porque elas não têm vagas suficientes para um número cada vez maior de alunos que ingressam no ensino superior".

 

A Universidade Federal do Pampa foi a última ser sancionada por Lula, no dia 11 de janeiro. No mesmo dia, Lula sancionou o projeto que transformou a Faculdade Federal de Ciências Médicas em Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

 

Instituições criadas no governo Lula                                                                                    Sede

Universidade Federal do ABC (UFABC)                                                                              Santo André (SP)

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (FUFCSPA)                 Porto Alegre (RS)

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)                                                                        Alfenas (MG)

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)                                                         Uberaba (MG)

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)                         Diamantina (MG)

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa)                                                        Mossoró (RN)

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)                                                 Curitiba (PR)

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)                                                       Dourados (MS)

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)                                                  Cruz das Almas (BA)

Universidade Federal do Pampa (Unipampa)                                                                   Bagé (RS)

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)                                             Petrolina (PE)

Universidade Federal do Tocantins (UFT)                                                                          Palmas (TO)

 

Interiorização 

 

O deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) é o líder de propostas de criação de universidades. São de autoria dele os projetos que criam em Pernambuco as universidades federais do Agreste, em Caruaru; Rural da Mata Norte, em Timbaúba; e Rural da Mata Sul, em Barreiros.

 

Em entrevista ao G1, Inocêncio defendeu a interiorização da universidade pública federal. Segundo o parlamentar, "interiorizar a universidade é condição fundamental para que se possa gerar uma realidade no jovem que deseja uma oportunidade de emprego".

 

"Sou um defensor intransigente da interiorização da universidade pública. Nós só vamos vencer nossas dificuldades e as grandes desigualdades existentes entre o interior e a capital se nós investirmos em educação", afirmou Inocêncio.

 

De acordo o deputado, esta é uma preocupação do próprio presidente. "No primeiro mandato, Lula criou dez universidades federais e 42 campus. Então, nota-se que o presidente está querendo interiorizar a universidade pública", disse.

 

Outros dois  parlamentares apresentaram  duas propostas cada um. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) defende a criação de duas novas universidades federais no Pará, enquanto o deputado Odacir Zonta (PP-SC) propõe o mesmo para Santa Catarina.

 

Flexa Ribeiro apresentou proposições para criar as universidades federais do Sul do Pará, em Marabá, e do Oeste do Pará, em Santarém, enquanto Zonta propôs a criação das universidades federais do Planalto Catarinense e do Oeste de Santa Catarina.

 

No caso da Universidade Federal do Oeste do Pará, apesar de o projeto ainda estar tramitando no Congresso, o presidente Lula e a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, assinaram acordo em dezembro de 2007, em Brasília, para a construção da instituição.

 

São Paulo pode ganhar mais cinco instituições, se aprovados projetos de parlamentares: as de Pirassununga, projeto de lei de Nelson Marquezelli (PTB); do Oeste Paulista, de Dr. Talmir (PV); da Região Bragantina, de Roberto Santiago (PV); e Aberta à distância e Aberta presencial, ambas em Franca, de Dr. Ubiali (PSB).

 

Já os parlamentares mineiros apresentaram três propostas para a criação de novas universidades federais no estado: a do Planalto do Araxá, de Eduardo Azeredo (PSDB); a do Norte de Minas, de Jairo Ataide (DEM); e a do Vale do Aço, de Antônio Roberto (PV).

 

Autor                                                                        Projeto de criação                                    Sede

Sen. João Vicente Claudino (PTB-PI)    Universidade Federal do Vale do Gurguéia                  Bom Jesus (PI)

Sen. Marconi Perillo (PSDB-GO)            Universidade Federal da Cidade de Goiás                             Goiás (GO)

Dep. José Airton Cirilo (PT-CE)              Universidade Federal Jaguaribana                                         Aracati (CE)

Senª. Rosalba Ciarlini (DEM-RN)          Universidade Federal do Seridó Potiguar                                Caicó (RN)

Dep. Nelson Marquezelli (PTB-SP)       Universidade Federal de Pirassununga                    Pirassununga (SP)

Sen. Paulo Paim (PT-RS)                        Univ. Fed. da Região das Missões                                              Não  especificada

Dep. Vignatti (PT-SC)                                Univ. Fed. Mesorregião Grande Fronteira Mercosul        Chapecó (SC)

Dep. Eduardo Valverde (PT-RO)            Univ. Fed do Vale do Guaporé                    São Miguel do Guaporé (RO)

Sen. Eduardo Azeredo (PSDB-MG)         Univ. Fed. do Planalto do Araxá                                                 Araxá (MG)

Dep. Dr. Talmir (PV-SP)                             Univ. Federal do Oeste Paulista                    Presidente Prudente (SP)

Sen. Flexa Ribeiro (PSDB-PA)                  Universidade Federal do Sul do Pará                                  Marabá (PA)

Dep. Vilson Covatti (PP-RS)                      Univ. Fed. do Norte do Rio Grande do Sul                       Frederico Westphalen (RS)

Dep. Filipe Pereira (PSC-RJ)                   Universidade Federal no Município de Itaperuna           Itaperuna (RJ)

Dep. Zonta (PP-SC)                                    Univ. Federal do Planalto Catarinense                                      Não especificada

Dep. Roberto Santiago (PV-SP)               Univ. Federal da Região Bragantina                                      Atibaia (SP)

Dep. Nelson Pellegrino (PT-BA)               Univ. Fed. da Região Metropolitana de Salvador          Camaçari (BA)

Dep. Zonta (PP-SC)                                     Univ. Federal do Oeste de Santa Catarina                               Não especificada

Sen. Flexa Ribeiro (PSDB-PA)                   Universidade Federal do Oeste do Pará*                      Santarém (PA)

Dep. Jairo Ataide (DEM-MG)                       Universidade Federal do Norte de Minas             Montes Claros (MG)

Dep. Osvaldo Reis (PMDB-TO)                 Universidade Federal do Vale do Araguaia                  Araguatins (TO)

Dep. Inocêncio Oliveira (PR-PE)                Universidade Federal do Agreste                                      Caruaru (PE)

Dep. Inocêncio Oliveira (PR-PE)               Universidade Federal Rural da Mata Norte                   Timbaúba (PE)

Dep. Inocêncio Oliveira (PR-PE)               Universidade Federal Rural da Mata Sul                        Barreiros (PE)

Dep. Neilton Mulim (PR-RJ)                      Univ. Fed. do Centro-Norte Fluminense                  Nova Friburgo (RJ)

Dep. Antônio Roberto (PV-MG)                 Universidade Federal do Vale do Aço                                 Ipatinga (MG)

Dep. Dr. Ubiali (PSB-SP)                           Universidade Aberta Federal à distância                              Franca (SP)

Dep. Dr. Ubiali (PSB-SP)                           Universidade Aberta Federal presencial                              Franca (SP)

Dep. Alex Canziani (PTB-PR)                   Univ. Tecnológica Federal do Paraná                                Londrina (PR)

 

 * Embora o projeto de Flexa Ribeiro (PSDB) ainda esteja em tramitação, a universidade, segundo o MEC, já entrou em fase de implementação, após acordo assinado em 2007 pelo presidente Lula e pela governadora do Pará, Ana Júlia (PT). 

 

(Portal G1 - André Luís Nery - 20/01/08)

 


Data: 21/01/2008