Dez entidades ligadas à educação solicitam audiência com o presidente Lula

A iniciativa reúne, pela primeira vez, reitores e gestores públicos, professores, técnicos-administrativos e alunos da educação básica, tecnológica e superior, em âmbito federal, estadual e municipal

Na última sexta-feira (18/01), dez entidades ligadas à educação – Andifes, CNTE, CONCEFET, CONSED, CONTEE, FASUBRA, PROIFES, UBES, UNE, UNDIME – solicitaram audiência ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, ao relator do Orçamento no Congresso Nacional, José Pimentel para discutir os recursos orçamentários e financeiros destinados à educação brasileira.

O documento foi entregue pela presidente do Conselho Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE), Juçara Dutra Vieira, ao ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, na tarde do dia 18 de janeiro, durante encontro do presidente Lula com os representantes de entidades ligadas à educação da América Latina, Europa e Estados Unidos, presentes no 30º Congresso Nacional da CNTE.

A solicitação demonstra o engajamento das entidades em transformar a educação do País como prioridade de fato. Missão que se traduz com a universalização do ensino com qualidade e que deve ser de responsabilidade de governantes, de parlamentares e de toda a sociedade.

As entidades entendem que a educação deve ser vista como um processo contínuo – da pré-escola à pós-graduação. Neste sentido, buscam o engajamento da sociedade para garantir que não haja cortes de recursos para a educação em 2008.

( Ascom/Andifes - Lilian Saldanha)

Data: 21/01/2008