Professores da UFCG e do CEFET-PB participam de encontro da RPCMod

Professores da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica da UFCG e do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB) ligados à Rede de Pesquisa Cooperativa de Modelagem Computacional (RPCMod) participam, na próxima quarta-feira, 16, do 5º Encontro de Avaliação promovido pela Rede. O evento, que será realizado durante todo o dia no auditório do Park Hotel, em Boa Viagem (zona Sul do Recife), tem o objetivo de avaliar os resultados obtidos pelos projetos da RPCMod no último semestre, além de discutir as metas para o ano de 2008. O encontro também contará com a presença de professores de outras universidades envolvidas com a Rede e de representantes das instituições parceiras: Petrobras, Finep e CNPq.

Além dos professores da UFCG e do CEFET-PB, a Rede de Pesquisa Cooperativa em Modelagem Computacional reúne pesquisadores das universidades de Pernambuco (UFPE e UPE), Alagoas (UFAL), Ceará (UFC), e Rio Grande do Norte (UFRN), que desenvolvem projetos cooperativos na área de simulação computacional voltados para a indústria do petróleo e do gás natural. A Rede oferece à sociedade um potencial instalado de grupos de pesquisa e laboratórios para a execução de pesquisa e desenvolvimento nas áreas relacionadas com a simulação computacional, e tem como prioridade a formação de recursos humanos nas áreas correlatas à modelagem computacional, particularmente relacionadas a aplicações na indústria do petróleo e do gás.

Entre os trabalhos que serão apresentados no encontro, está o projeto de “Aplicação de Modelos de Dano Contínuo na Identificação de Parâmetros”, que tem como objetivo investigar e desenvolver ferramentas computacionais, aplicadas à modelo de dano contínuo, para reabilitação e monitoramento de dutos e estrutura offshore.  O projeto é coordenado pelo professor da UFCG, Antônio Almeida Silva. Outro professor da UFCG que apresentará os resultados do seu projeto durante o 5º Encontro de Avaliação é Antônio Gilson Barbosa de Lima, que coordena o projeto de pesquisa voltado para o escoamento multifásico em dutos de petróleo e gás.

(Assessoria de imprensa da RPCMod - Mariana Dantas e Guida Vanderlei)

Data: 11/01/2008