Avaliação Seriada é alternativa ao vestibular

Adotado há 11 anos pela Universidade de Brasília (UnB), o Programa de Avaliação Seriada (PAS) busca inserir alunos de maneira diferenciada no ensino superior. Por meio de provas aplicadas ao final de cada um dos três anos do ensino médio, o sistema avalia os conhecimentos estudados de maneira continua, substituindo assim os vestibulares. A UnB, pioneira na adoção do método, destina atualmente 50% das vagas dos cursos de graduação a estudantes que participam do PAS.

Entre 1999 e 2006, 8.547 alunos ingressaram na universidade por meio do programa. Segundo o idealizador do projeto, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), a iniciativa tem dado certo. “É uma forma de vestibular, porém  diferenciado já que o aluno é avaliado uma vez no final de cada ano durante os três anos do ensino médio”, explica. Instituições como a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), de Minas Gerais, já adotaram métodos de avaliação seriada semelhantes.

No sistema adotado pela UnB, por exemplo, o conteúdo não é cumulativo. A primeira prova vale 100 pontos, a segunda, 200, e a terceira, 300. Após cada uma das fases, as instituições, em geral, costumam enviar para o aluno o seu resultado individual e o desempenho médio da escola. Com as notas das três provas, calcula-se a média final que classificará o candidato.  “É uma forma mais tranqüila de ingressar na faculdade, pois, se o aluno não foi bem em um ano, pode melhorar nos seguintes, e provavelmente vai melhorar, pois o PAS tira toda a tensão do vestibular comum”, explica Buarque. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as provas devem ser seriadas, ocorrendo no final de cada ano do ensino médio (1º, 2º e 3º).

Se o aluno não se inscrever durante o primeiro ano do ensino médio ele não poderá participar do programa, pois a avaliação é gradual. Cada instituição propõe um sistema para administrar a avaliação. A Faap, por exemplo, oferece ao candidato a possibilidade de fazer uma prova que substituirá uma das três anteriores

(Portal Aprendiz - Bruna Souza -  08/01/2008)

Data: 11/01/2008