Itália fornecerá diploma universitário pela internet

Um convênio assinado entre a Universidade de Roma 3 e a tele-universidade Uninettuno permitirá obtenção do diploma de ensino superior pela internet.

As instituições vão oferecer cursos de graduação virtuais em várias áreas, como engenharia e ciências da comunicação, à distância e em língua estrangeira.

"A internacionalização do conhecimento não pode acontecer por meio de aviões. Com este convênio, poderemos reforçar sua presença nos ambientes mais inovadores da formação [acadêmica]", afirma o reitor da Universidade de Roma 3, Guido Fabiani.

A Universidade telemática Uninettuno colocará à disposição suas plataformas virtuais, através das quais já existem cursos ativos em 11 países, sobretudo no Mediterrâneo, além de 31 pólos tecnológicos.

"O convênio é muito importante porque evidencia o valor da união entre universidades tradicionais e telemáticas. Nós já temos 35% dos nossos estudantes provenientes do mundo árabe, e até estudantes do Japão e Rússia", explica Maria Amata Garito, presidente da Uninettuno.

Para celebrar o acordo, foi organizada uma festa na ilha que a Uninettuno inaugurou há pouco tempo no programa simulação virtual Second Life. A ilha tem cinema, mostras de arte, aulas, e já possui mais de 1400 inscritos.

Data: 27/12/2007