Novos diretores de Centros da UFCG serão empossados amanhã (sábado, 03)

Às 19h de amanhã, sábado, 3, no auditório principal da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, dará posse aos Diretores e Vice-Diretores dos seguintes Centros: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS, Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, Centro de Formação de Professores - CFP, Centro de Humanidades - CH, Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN. O CEEI e o CTRN foram criados recentemente, a partir do desmembramento do CCT.

A UFCG realizou no dia 19 de outubro deste ano, eleições para escolha dos novos dirigentes de três Centros, todos localizados no campus de Campina Grande.

Para dirigir o Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, foi escolhido o professor Bráulio Maia Jr., do Departamento de Matemática e Estatística - DME, com 51,4%, que tem como vice, o professor Ricardo Cabral de Vasconcelos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEM. O Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, será dirigido pelo professor Wellington Santos Mota, do Departamento de Engenharia Elétrica - DEE. Ele teve 95,2% dos votos, e vai trabalhar com seu vice, professor Camilo de Lelis Gondim Medeiros, do Departamento de Sistemas e Computação - DSC. No Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN, foram eleitos os professores João Batista Queiroz de Carvalho para a função de diretor, com 49,4%, e para vice Ademir Montes Ferreira, ambos do Departamento de Engenharia Civil - DEC.

Conheça os novos Centros

Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI

O CEEI/UFCG é constituído pelos Departamentos de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação e tem, em curto prazo, a missão de criar novos cursos de graduação, além dos atuais cursos de graduação e pós-Graduação em Engenharia Elétrica e em Computação. O corpo docente do Centro, altamente qualificado, é constituído por 72 docentes, dos quais 97,9 % são mestres ou doutores.

Com dois programas de pós-graduação - Engenharia Elétrica e Informática, ambos com nível de mestrado e doutorado, o CEEI/UFCG se destaca pelo seu doutorado em Engenharia Elétrica, único em toda a Região Norte e Nordeste com conceito 6 da CAPES, na área tecnológica.

Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN

O CTRN/UFCG foi criado a partir da aglutinação dos Departamentos de Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Ciências Atmosféricas e Engenharia de Minas. Tem um corpo docente reconhecido pela sua qualificação, o qual é constituído de 96 professores, dos quais 92,7 % são mestres ou doutores.

Ele terá uma forte atuação nas áreas das ciências e tecnologias ambientais, oferecendo na graduação, os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Engenharia de Minas e Bacharelado em Meteorologia.

Em nível de pós-graduação o CTRN oferece três Programas com nível de doutorado: Engenharia Agrícola, Meteorologia e Recursos Naturais, onde este último se destaca pelo caráter multidisciplinar, integrando os 04 departamentos que o compõem. Em nível de mestrado são disponibilizados os cursos de Meteorologia, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Engenharia Agrícola. Além destes, está em curso a criação de um novo Mestrado na área de Recursos Naturais.

Centro de Ciência e Tecnologia - CCT

Por outro lado, o CCT, em sua nova configuração, ficou constituído pelos Departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Matemática e Estatística, Física e Desenho Industrial, e é ainda um dos maiores Centros da UFCG, em termos de número de alunos e demais indicadores acadêmicos. O Centro continuará oferecendo 8 cursos de graduação: Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em  Física e Desenho Industrial, além do novo curso em Engenharia de Produção.

Na pós-graduação são oferecidos 3 Cursos de Mestrado: Engenharia Química, Engenharia de Materiais, e Matemática, além do Doutorado Multidisciplinar em Engenharia de Processos, que integra academicamente a maioria dos departamentos que o compõem.

Data: 02/12/2005