Escolhido novo ouvidor da UFCG

Rômulo Raimundo Maranhão do Valle substituirá Josevaldo Cunha

Referendado por 24 dos 36 conselheiros presentes à reunião do Colegiado Pleno do Conselho Universitário, o professor Rômulo Raimundo Maranhão do Valle foi escolhido na manhã desta quarta-feira, 19, o ouvidor da UFCG para o biênio 2008-2009. Rômulo substituirá o professor Josevaldo Cunha, que antecipou sua saída da função para exercer a presidência sindical de sua categoria na instituição. O colegiado é formado por 48 membros.

O novo ouvidor, logo após a contagem dos votos e a promulgação do resultado, agradeceu a confiança nele depositada e pediu a colaboração de todos no exercício da função. Dizendo-se conhecedor da dimensão da responsabilidade que teria pela frente, “como porta-voz do cidadão e facilitador para uma gestão democrática”, solicitou ao seu antecessor orientações para manter o compasso da consolidação “de um dos instrumentos essenciais para o fortalecimento da UFCG”.

O reitor Thompson Mariz desejou êxito ao ouvidor eleito e votos de que possa contar com a colaboração de todas as instâncias administrativas. “Parceria essencial para a realização de um trabalho eficiente”. Também agradeceu ao professor Cunha pelo pioneirismo, elogiando a sua competência e a maneira como encaminhou as demandas. “Sua segurança e maturidade merecem nosso reconhecimento público. Sempre contribuindo nas discussões, se fez marcante”, disse.

Em tom de despedidas, seu mandato se encerra no próximo dia 1º de janeiro, Cunha falou dos seus 14 meses como ouvidor da UFCG. Agradeceu aos gestores e disse que estava com a consciência tranqüila de ter exercido dignamente a função que o Colegiado Pleno tinha lhe confiado. Fez lembrar que a ouvidoria “não é uma resolvedoria”, e que garante a defesa, o contraditório e o cumprimento ético e justo dos direitos e deveres do cidadão.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - 19.12.07)

Data: 19/12/2007