topo_cabecalho
Pesquisa internacional confirma previsões de pesquisador da UFCG

Estudo questiona relatório da ONU sobre aumento do nível do mar

 

O nível do mar, em uma escala planetária, poderá subir em média o dobro do que os cientistas do IPCC, o painel do clima da ONU, previram para o atual século. A afirmação, feita por um grupo de cientistas ingleses, foi publicada na edição de anteontem da revista científica Nature Geoscience.

 

A nova pesquisa confirma, com exatidão, as previsões feitas no início do ano pelo professor da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Manoel Gomes Filho, com base em dados fornecidos pela Marinha do Brasil, que monitora diariamente o nível médio do mar no Porto de Cabedelo, na Paraíba.

 

Na ocasião, ele afirmou que o aumento do nível do mar seria o dobro do que era previsto pelos cientistas do IPCC, que calcularam uma média de aumento, até o fim do século 21, de 80 centímetros. Porém, o estudo feito agora, por cientistas do Centro Nacional de Oceanografia da Grã-Bretanha, chegou a uma medida que é exatamente 100% maior do que a anterior: 1,6 metro.

 

“O IPCC sempre subestimou o aumento do nível dos oceanos”, explica Manoel Filho. “Acredito que por não levar em consideração a expansão volumétrica das águas oceânicas na sua real dimensão, que não é uma tarefa fácil, os pesquisadores da ONU chegaram a um resultado aquém do que pode ser esperado”, observou o professor, que também coordena o Projeto Camisa (Clima do Nordeste e do Atlântico Tropical e o Movimento dos Impactos no Semi-árido) na UFCG.

 

Atualmente, Manoel Filho orienta duas dissertações de mestrado sobre o tema e submeteu recentemente, ao CNPq, através do Edital Universal, um projeto para instalar marégrafos ao longo da costa do Nordeste, a fim de monitorar o aumento do nível e o conseqüente avanço do mar sobre áreas litorâneas. O resultado do julgamento ainda não foi divulgado.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG -19.12.07)


Data: 19/12/2007