Projetos de extensão terão apoio para atender demanda cultural

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 18, no Ministério da Cultura, em Brasília, foram anunciados os 50 projetos culturais de extensão selecionados para promover a inclusão de grupos sociais. Os projetos foram escolhidos com base no edital de 2007 do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext). Os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Cultura, Gilberto Gil, anunciaram também o lançamento do edital do Proext Cultural de 2008.

No total, 636 projetos de extensão de todo o Brasil participaram da seleção deste ano. Os 50 escolhidos receberão cerca de R$ 1,2 milhão para a execução. Individualmente, cada projeto deve receber, no máximo, R$ 30 mil.

Para o ministro Gilberto Gil, a seleção dos projetos permitiu o mapeamento das demandas culturais da universidades públicas. “O programa representa a integração e a reabertura das universidades ao ambiente social e também uma nova etapa institucional do governo brasileiro, que vai buscar nos saberes do mundo acadêmico e das comunidades sua maior inspiração para gerir o país”, destacou.

Haddad salientou o fato de o Proext levar a discussão sobre a inclusão cultural para dentro das universidades. “Comemoramos a notícia de que 20 milhões de brasileiros deixaram de passar fome. O Brasil tem muitas fomes a serem combatidas, e a educação e a cultura estão entre elas”, afirmou. “A tarefa de romper fronteiras é uma tarefa republicana. Precisamos criar mecanismos nos quais a ação da educação potencialize a cultura e vice-versa.”

Os projetos contemplados abordam áreas como teatro, festas populares, arte, educação e saúde. Para a seleção dos projetos foram apresentadas as categorias memória social e patrimônio, inclusão e sustentabilidade econômica, leitura e cidadania, inovação e linguagem e produção audiovisual e linguagens alternativas. Cada universidade pôde inscrever quantos projetos julgou necessários.

De acordo com levantamento dos organizadores, 76% das universidades públicas brasileiras participaram da seleção — 24 da Região Sudeste, 24 da Nordeste, 12 da Sul, nove da Norte e sete da Centro-Oeste.

Mais informações sobre o programa na página eletrônica do Ministério da Cultura.

(Ana Guimarães - MEC)

Data: 18/12/2007