Campus da UFCG em Cuité recebe novas instalações

Obras foram inauguradas na última sexta

Inauguradas na última sexta-feira, 14, na cidade de Cuité, as novas instalações do Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na oportunidade, o secretário de Educação do Estado, Neroaldo Pontes, representando o governador Cássio Cunha Lima, celebrou com a Prefeitura Municipal um convênio para pavimentação do acesso ao campus.

“Estamos invadidos por um sentimento de gratidão, pela cidade ter sido agraciada com um prêmio de grandeza inesperada”, disse o prefeito Antonio Medeiro Dantas, ao agradecer pela criação do campus Cuité. “Ao presidente Lula, pela decisão histórica de expandir a universidade brasileira; ao ministro Fernando Haddad; e ao reitor Thompson Mariz, por sua política de interiorização do ensino superior na Paraíba, suas decisões e comprometimento com esse ideal”, concluiu.

O diretor do CES, Márcio Caniello, fez uma saudação especial aos servidores da construção civil, “também colaboradores nesses mil dias de sonhos que comemoramos”. Para ele, mil dias iniciados nos debates para a eleição da reitoria, em 2004, no paradoxo ideológico da expansão/consolidação. “Estamos inaugurando seis prédios, e cinco estão em conclusão. Temos muito a comemorar, a festejar pela ação de inclusão social do governo federal”, concluiu.

Representando o parlamento nacional, o deputado federal Luiz Couto se disse feliz por comprovar o quanto a administração central da UFCG tem realizado em prol da educação superior no estado, “não só na infra-estrutura, também no ensino de qualidade; num crescimento que traz desenvolvimento e progresso”.

Neroaldo Pontes falou que a Paraíba vem crescendo com a descentralização do ensino superior, e que a UFCG tem uma participação marcante nos primeiros passos da expansão das universidades nesta política do governo federal. Falou de qualidade de ensino e de reconstrução social. “Qualidade para todos, não para poucos”, ressaltou.

Ao fazer um relato dos desafios enfrentados para a criação do campus, o reitor Thompson Mariz agradeceu, em nome da UFCG, o empenho do prefeito e da câmara municipal de Cuité pela doação do terreno; à população do Curimataú, pelas mobilizações; e ao prefeito universitário Eduardo Bonates e sua equipe, pelos projetos e construções das obras inauguradas.

Thompson fez reflexões sobre a falta de oportunidade dos jovens paraibanos das regiões menos favorecidas; descreveu mapas e linhas de inclusão e desenvolvimento sócio-econômico a partir da instalação de campi universitários em cidades estratégicas; e falou do nascedouro de uma política de inclusão social com o desenvolvimento do plano de expansão da UFCG. “Sem caráter pessoal, voltada para o desenvolvimento do estado”, concluiu.

Foram entregues à comunidade universitária, o Ambiente de Professores, o Centro de Convivência, a Sub-Prefeitura Universitária, a Garagem, o Almoxarifado e a Biblioteca, dotando o campus da infra-estrutura necessária à operacionalização das atividades acadêmicas.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 17/12/2007