Olimpíada de Matemática tem três mil ganhadores: 300 são ouro

Os três mil alunos medalhistas receberão bolsas de iniciação científica júnior do CNPq

Foi divulgado nesta quarta-feira o resultado da terceira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Iniciativa que este ano atingiu 98% dos municípios do país, com a participação de mais de 17 milhões de estudantes e 38 mil escolas municipais, estaduais e federais.

Na cerimônia, o ministro da C&T, Sergio Rezende, destacou o número de inscritos e a motivação que a Olimpíada desperta nos alunos e professores.

"Fico feliz com o resultado e acredito que o sonho de Anísio Teixeira em ver um Maracanã cheio de estudantes foi realizado. Podemos dizer que o número de inscritos corresponde a 200 estádios cheios. Precisamos melhorar muito no ensino, mas acredito que a Olimpíada motiva e transforma o ambiente da escola pública", ressaltou.

Rezende acredita que a Obmep deve ser um exemplo e que a mobilização que acontece na matemática deve seguir para outras áreas da ciência. Ele disse que os ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC) estão empenhados no crescimento dessas iniciativas e de ações que introduzam as escolas nesta mobilização.

"Esta evolução no ensino é fundamental para o futuro do país, uma vez que a ciência é a base do desenvolvimento", enfatizou.

Para Joe Valle, secretário para a Inclusão Social do MCT, o evento tem um grande poder multiplicador e está promovendo integração.

"A iniciativa tem um grande efeito de estímulo entre os estudantes, professores e toda a escola. A premiação e as bolsas concedidas aos vencedores também são um diferencial, o que amplia ainda mais o poder multiplicador da iniciativa", afirma.

Grande vencedor no nível 3, o paranaense Lucio Elji Assaoka, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, disse que os professores são fundamentais neste processo.

Ele acredita que os mestres podem mostrar a matéria de uma maneira mais lúdica e demonstrar o lado bonito do aprendizado. Lucio disse que a Olimpíada contribui neste processo e mostrou-se feliz com o resultado.

Premiação

Com o crescimento do programa e dos inscritos, o MCT decidiu ampliar o número de bolsas. Em 2007 serão concedidas 3.000 bolsas de Iniciação Científica Jr, do CNPq, 3.000 medalhas nas categorias ouro (300), prata (600) e bronze (2.100), bem como certificados de Menção Honrosa para até 30 mil alunos.

Além disso, 127 professores serão premiados com curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Esse curso, sob a responsabilidade do Impa e da SBM, consistirá de oficinas, minicursos e palestras. A premiação dos professores está vinculada à premiação dos alunos. Ou seja, o professor de Matemática de cada aluno premiado receberá pontos de acordo com critérios estabelecidos.

Serão concedidos um notebook com kit de projeção móvel (datashow) e livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática, doados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a 27 escolas municipais ou estaduais (uma para cada Unidade da Federação) que alcançarem o maior número de pontos em suas respectivas UFs.

O resultado da terceira olimpíada está disponível na página: http://agenciact.mct.gov.br/index.php/content/view/46829.html

Mais informações no site da competição: www.obmep.org.br.

(Carlos Freitas, da Assessoria de Imprensa do MCT)

Data: 13/12/2007