Programa Nacional de Pós-Doutorado vai fortalecer a integração

Serão 1.500 bolsas de pós-doutorado

O edital do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) deve integrar pesquisas desenvolvidas entre universidades e empresas. Uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é estimular: a atuação de recém-doutores em projetos de desenvolvimento científico em áreas estratégicas, a formação de recursos humanos e a inovação tecnológica. O investimento previsto é de R$ 37 milhões por ano.

Instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa, programas de pós-graduação, empresas da área tecnológica, bolsistas de produtividade do CNPq/MCT podem apresentar projetos. Terão prioridade os que integrarem universidades ou institutos de pesquisa com empresas e/ou a formação de pós-graduandos para o ensino e a pesquisa.

O projeto deve ter proposta contendo os resultados com os indicadores e o progresso científico e tecnológico esperados; criações e inovações tecnológicas; e aplicações industriais. Serão analisadas também as infra-estruturas físicas e tecnológicas necessárias, disponíveis ou a serem instaladas.

Os projetos estarão orientados por uma política de desenvolvimento regional para ampliar o desempenho científico e tecnológico do país e a competitividade internacional da pesquisa brasileira. A absorção temporária de jovens doutores pretende reforçar a pesquisa nacional e promover a interação entre os grupos de pós-graduação e pesquisa com empresas da área de tecnologia. Cada pesquisador receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 3,3 mil e R$ 12 mil anuais para aquisição de material de consumo.

Com duração de cinco anos, os projetos podem ser renovados uma única vez, por no máximo dois anos. Estão previstas inicialmente 1.500 bolsas. Os responsáveis pelo pagamento são a Capes/MEC e o CNPq e a Finep, ambos ligados ao MCT.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 13/12/2007