UFCG inaugura obras no campus Cuité

Nesta sexta-feira, 14, às 10h30min, o reitor Thompson Mariz, estará inaugurando as novas instalações do Centro de Educação e Saúde (CES), campus Cuité. Serão entregues à comunidade universitária, o Ambiente de Professores, o Centro de Convivência, a Sub-Prefeitura Universitária, a Garagem, o Almoxarifado e a Biblioteca, dotando o campus da infra-estrutura necessária à operacionalização das atividades acadêmicas.

A programação da solenidade prevê ainda uma visita à exposição Expoces 2007: A construção de um sonho em 1000 dias, que apresenta à sociedade um relato histórico da criação do CES, além de informações, dados estatísticos, relatórios de atividades, mostras de fotografias, eventos e manifestações que comprovam a importância da expansão da UFCG para a região, em todos os aspectos.

“Nos três últimos vestibulares realizados foram oferecidas mil vagas. Isso trouxe um impacto extraordinário no sentido de melhoria da educação no Estado. Por outro lado, a economia da região polarizada por Cuité, deu um salto significante. A construção civil, por exemplo, anda a todo vapor”, disse o diretor do CES, Márcio Caniello ao falar dos reflexos da expansão da UFCG no cenário sócio-econômico estadual.

“Uma folha de pagamento em torno de R$ 200 mil - 30 professores e 15 técnico-administrativos – com a absorção de 72 funcionários terceirizados contribuem para o aumento da renda do município” contabilizou, acrescentando que, neste momento, com as obras e a logística, empregos indiretos são gerados.

A partir do próximo ano, segundo Caniello, uma maior interação com ensino médio acontecerá. “um curso de especialização em ensino de ciência, para a capacitação de professores, e o programa de extensão Mãos Dadas com o ensino Médio, com bolsas para cerca de 140 alunos, monitores, que farão a ponte entre a UFCG e as escolas”. Também está programado um curso em "Tecnologia de Gestão em Saúde pública", com oferta de 80 vagas.

Campus

Localizado a cerca de 2 km do centro da cidade, numa área de 75 hectares, o campus Cuité, desde que foi inaugurado, em setembro de 2006, tem sido ampliado gradativamente com a construção de novos ambientes para atender à demanda dos cursos de licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia, na área da Educação, e dos cursos de bacharelado em Enfermagem e em Farmácia, da área de Saúde.

A instalação de um campus da UFCG no Curimataú paraibano foi uma reivindicação da sociedade organizada e dos poderes constituídos daquela região. Sua implantação na cidade de Cuité foi prevista no Plano de Expansão Institucional e posto em prática pela administração superior da UFCG através da Secretaria de Projetos Estratégicos, para ampliar e democratizar o acesso da população interiorana da Paraíba ao ensino superior público.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG, e Rosenato Barreto – SPE/UFCG – 13.12.07)

Data: 13/12/2007