Europa e Brasil abrem caminho para maior intercâmbio acadêmico

A partir do próximo ano, a comunidade acadêmica brasileira, composta de estudantes, professores e pesquisadores, poderá participar do programa de intercâmbio Erasmus Mundus, da União Européia

O programa, que oferece bolsas de estudos, é um dos mais conhecidos da Europa.

Lançado em 2004, o Erasmus Mundus visa à cooperação entre as instituições de ensino superior e ao intercâmbio de estudantes, pesquisadores e professores dos países da União Européia e de outras nações para fins de estudo, ensino, formação e pesquisa. A iniciativa prevê a concessão de bolsas a estudantes de todo o mundo para cursos promovidos por consórcios universitários.

Pela primeira vez, o Brasil fará parte do programa. "Isso mostra a importância que a Europa dá às parcerias acadêmicas com o Brasil", afirma o assessor para assuntos internacionais do Ministério da Educação, Alessandro Candeas.

Segundo ele, a participação do país no Erasmus Mundus é reflexo do memorando de entendimento na área da educação firmado em julho entre o Brasil e a União Européia.

Os recursos destinados às bolsas para o Brasil são de 9,3 milhões de euros (R$ 24,1 milhões) para 2008. O mesmo valor será aplicado em 2009, quando será lançado outro edital. Poderão participar estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, além de professores e pesquisadores. A duração das bolsas vai de seis a dez meses para graduação e pós-doutorado; seis a 22 para mestrado; seis a 34 para doutorado; um a três para a comunidade acadêmica.

No mínimo três instituições de ensino superior brasileiras devem candidatar-se à parceria, duas das quais, universidades federais. As instituições devem estar distribuídas em, no mínimo, duas regiões brasileiras diferentes.

As inscrições devem ser feitas até 15 de fevereiro de 2008. Os formulários de candidatura e mais informações estão disponíveis na página http://eacea.ec.europa.eu/extcoop/call/index.htm.

(Letícia Tancredi, da Assessoria de Imprensa do MEC)

Data: 12/12/2007