Capes lança edital do Programa Colégio Doutoral Brasileiro-Argentino

A iniciativa visa promover o intercâmbio de doutorandos brasileiros e argentinos, matriculados em programas de excelência de instituições de ensino superior (IES)

Até o dia 15 de fevereiro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) recebe inscrições para o Programa Colégio Doutoral Brasileiro-Argentino (CDBA).

O objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio de doutorandos brasileiros e argentinos, matriculados em programas de excelência de instituições de ensino superior (IES), visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países sul-americanos, nas áreas de engenharia, agronomia, informática e computação.

Por meio desse programa, doutorandos brasileiros e argentinos poderão ter título reconhecido automaticamente no Brasil e na Argentina. Para isso, é necessário que os estudantes brasileiros façam parte de seu doutorado na Argentina e que os doutorandos daquele país realizem parte de seu doutoramento no Brasil. O início das atividades está previsto para abril do próximo ano.

A iniciativa é uma ação conjunta da Capes e da Secretaria de Políticas Universitárias (SPU) da República Argentina. Serão concedidas bolsas de estudos, na modalidade doutorado-sanduíche, a estudantes brasileiros em regime de co-orientação ou co-tutela. No caso de co-tutela, o doutorando deverá permanecer na instituição de destino por um período de 12 a 18 meses. Na categoria de co-orientação, a permanência deverá ser de 12 meses.

Os doutorandos contemplados terão direito ao financiamento de bolsas mensais no valor de US$ 1,1 mil, passagens aéreas, auxílio instalação e seguro saúde. Caso esteja previsto no acordo entre as instituições, o orientador estrangeiro receberá passagens aéreas para participar da defesa de tese de seu orientando.

(Gestão C&T, 11/12)

Data: 11/12/2007