UFCG premia vencedores da XX Olimpíada Campinense de Matemática

Solenidade acontece nesta segunda à noite

O auditório do Centro de Extensão da UFCG será palco, às 18h desta segunda-feira, 10, da solenidade de premiação dos alunos classificados na XX Olimpíada Campinense de Matemática Professor José Vieira Alves. A competição é uma atividade de extensão promovida pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da UFCG e contou com a participação de quase 2.500 alunos, de escolas públicas e privadas de Campina Grande e várias cidades paraibanas.

Oitenta e quatro candidatos serão premiados com certificados, livros e medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.

Realizada desde 1983, a Olimpíada Campinense de Matemática (OCM) era realizada apenas para alunos do ensino médio. A partir de 1993 foi criada a OCM Júnior para estudantes da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, permanecendo a competição para os alunos do ensino médio, OCM Sênior. Desde 1998, passou a ser realizada em três níveis: Nível 1 para alunos da 5ª e 6ª séries, Nível 2 para alunos da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, e Nível 3 para estudantes do ensino médio.

Olimpíadas de Matemática são realizadas em nível regional, nacional e mundial. Alunos de Campina Grande já foram premiados em todos os níveis da competição, no Brasil e no exterior.

Em 1987, Walfredo Cirne Filho, atualmente professor da UFCG, foi o único aluno fora do eixo Rio/São Paulo a ser premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática, participando em 1988 da Olimpíada Mundial em Canberra, na Austrália. Na década de 90, Murali Srinivasan Vajapeyam, de 25 anos, foi o primeiro brasileiro a ganhar duas medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática do Cone Sul, sendo também um dos poucos brasileiros a participar de três olimpíadas mundiais. Diogo Diniz Pereira, ex-aluno da UFCG, ganhou duas medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática Universitária e uma medalha de prata na XII International Mathematical Competition for University Students, realizada em 2005, na Bulgária.

Veja a lista dos classificados.

(Kennyo Alex – Ascom/UFCG)

Data: 10/12/2007