topo_cabecalho
É preciso criar um vínculo do professor com o MEC”, avalia ministro Haddad

Com nova estrutura, a Capes assume a formação de professores para a educação básica

Nesta quarta-feira, 5, durante a 44ª reunião do Conselho Superior da Capes, o ministro da Educação, Fernando Haddad, falou sobre a estruturação de um sistema nacional de formação de professores como forma de melhorar a qualidade da educação básica. "A formação deve ser aliada à avaliação e ao financiamento como o tripé que sustentará o sistema", disse.

Segundo Haddad, o magistério brasileiro não é formado na educação superior e é preciso mudar esse quadro. "Nosso desafio é tornar a política de formação uma questão de estado, sem prejuízo nos estados e municípios." De acordo com o ministro, o MEC pode fortalecer e ampliar a capacitação.

Para isso, o ministério espera ajuda da rede federal de educação superior na ampliação de vagas e das taxas de conclusão dos cursos de licenciatura, principalmente. "É preciso criar um vínculo do professor com o MEC."

Outro ponto importante é a incorporação da Universidade Aberta do Brasil à Capes, que vai ajudar a formar os 50% de professores da educação básica que não têm diploma de curso superior. A formação continuada dos professores poderá ser feita a distância. "Em alguns casos, até a formação inicial", disse Haddad.

Investimento - O ministro anunciou que o orçamento da Capes vai mais que dobrar em quatro anos. Só para 2008, a proposta orçamentária prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão. E mais R$ 8 milhões para a construção da nova sede.


(Manoela Frade, da Assessoria de Comunicação do MEC)


Data: 06/12/2007