Documentário sobre tragédia campinense será lançado no próximo sábado

Produção teve o apoio da UFCG

No próximo sábado, dia 8 de dezembro, às 19h30, será lançado no SESC Centro, o vídeo-documentário “Os Balões de 74”. Trata-se de uma produção que vai contar a verdadeira história sobre a explosão ocorrida no fim de tarde, de 25 de dezembro de 1974, no bairro do José Pinheiro.

A tarefa de recontar a tragédia sem traumatizar ainda mais o público e os parentes das vítimas foi um desafio para o diretor, Luciano Mariz, durante a realização do trabalho. A equipe buscou na arte do vídeo-documentário uma forma de minimizar a dor sem omitir as verdades nem os traumas sofridos pelos sobreviventes.

Para recontar essa história foram entrevistadas as vítimas, os transeuntes, o vigário da igreja de São José, os jornalistas da época - Humberto Lira e o repórter fotográfico Nicolau de Castro – além de médicos e enfermeiros que estavam de plantão nos hospitais da cidade, no momento da explosão.

De acordo com o diretor, Luciano Mariz, o vídeo-documentário é uma forma de falar de coisas que fazem parte do nosso dia a dia e projetá-las na telona. A utilização dessa linguagem é uma iniciativa pioneira que pretende desencadear novas maneiras de promover a cultura em Campina Grande e possibilitar que as histórias cotidianas virem histórias de cinema. Entre o fictício e o real, a alegria e o sofrimento, o presente e o passado: “Os balões de 74” traz à tona uma história que foi esquecida pelo tempo, mas que se encontra viva na memória da cidade. Logo, resgatá-la envolvida na magia cinematográfica é contribuir com a preservação da história campinense.

A tragédia

Era tarde de domingo, dia de Natal de 1974. A rua Campos Sales, no bairro do José Pinheiro, estava enfeitada para os festejos natalinos.

O balanço ritmado das velhas canoas, o gira-gira incansável da roda-gigante e o sobe-e-desce elegante dos cavalinhos do carrossel eram a sensação do parque de diversões instalado naquele local.

O cheiro das pipocas e do algodão-doce quentinho se misturava à beleza das luzes coloridas e dos balões listrados. Era um cenário perfeito. Por volta das cinco horas da tarde num momento em que a rua estava repleta de crianças e dos fiéis que saíam da igreja, ouve-se o estrondo. Um cilindro de hidrogênio explode no meio da multidão e, o que era para ser festa vira tragédia.

Por descuido ou desinformação o garrafeiro, que enchia balões durante a festa, imprimiu uma alta pressão durante a recarga do cilindro provocando o rompimento do mesmo em vários pedaços. O resultado foi trágico. Oito crianças mortas e centenas de feridos. Apesar de passado, o fato que é muito vivo na memória das pessoas mais velhas, ainda é desconhecido pelas gerações mais novas.

Para a noite de lançamento, as expectativas da equipe são de que o púbico compareça a exibição. Para tanto, foram convidados jornalistas, cineastas, artistas, críticos, entre outras categorias formadoras de opinião. Após o lançamento oficial, haverá um circuito e exibições no bairro do José Pinheiro, bem como em escolas públicas e privadas, “vai valer a pena esperar para conferir o retrato real daquela explosão” garante o diretor.

A produção é patrocinada pela Prefeitura Municipal de Campina Grande – Secretaria de Educação, Esporte e Cultura, Prefeitura Municipal de Boqueirão – CEFAR, Câmara Municipal de Campina Grande, Nutricarnes e Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Lançamento: Vídeo-documentário Os Balões de 74

Data: 08/12/07