topo_cabecalho
Capes tem linha de financiamento para pesquisa em TV digital

A Capes recebe, até 21 de dezembro, projetos interdisciplinares nas áreas ligadas ao desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD)

O objetivo é estimular a criação de novas linhas de pesquisas no país sobre essa tecnologia. Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o país abriu espaço para competir com inovação. "O crescimento é garantido, com mão-de-obra gerenciada e capacitação na área de engenharias."

As primeiras imagens digitais começaram a ser transmitidas para o estado de São Paulo no último domingo, 2. Durante a cerimônia de lançamento, na capital paulista, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o novo sistema irá representar um salto tecnológico, econômico e social para o país. Até 2009, a projeção digital deverá alcançar o número de 34 mil estações implantadas em todo o Brasil.

Os projetos poderão ser apresentados por programas de pós-graduação stricto sensu (cursos de mestrado e doutorado) com áreas ou linhas de concentração em engenharia de software, ciências da computação, engenharia elétrica, gestão, produção, veiculação, interatividade e educação a distancia na TV digital. Também podem participar grupos de pesquisa de cursos das áreas de microeletrônica e telecomunicações. Segundo o edital, instituições sem pós-graduação stricto sensu podem concorrer, mas em parceria com instituições de ensino superior com esse tipo de curso.

Cada projeto selecionado receberá por ano R$ 420 mil e terá duração máxima de quatro anos para execução orçamentária. Serão concedidas bolsas de mestrado e doutorado dentro do país e bolsa-sanduíche de doutorado para o exterior, com auxílio para moradia e passagens aéreas.

Também serão apoiadas missões de estudos para os estudantes participantes dos projetos, dentro ou fora do país. Pesquisadores e professores poderão realizar atividades com a concessão de diárias e passagens aéreas.

Mais informações sobre o envio de propostas estão disponíveis no edital: http://www.capes.gov.br/bolsas/especiais/Programa_Formacao_RH_TVD.html


(Adriane Cunha, da Assessoria de Comunicação da Capes)


Data: 04/12/2007