UFCG disponibiliza Proposta de Adesão ao Reuni

Concluído o trabalho de revisão da Proposta UFCG de Adesão ao Reuni, aprovada pelo Colegiado Pleno do Conselho Universitário e encaminhada ao MEC, a comissão institucional responsável por sua elaboração a disponibilizou nesta sexta-feira, 30, no endereço eletrônico da UFCG.

A proposta é fruto da consolidação feita pela comissão institucional, a partir das contribuições enviadas pelas direções de centros e seus conselhos administrativos, e defendida pelo reitor Thompson Mariz como uma “grande oportunidade para um número maior de jovens paraibanos ingressarem no ensino superior público e de qualidade” e que trará modernização e avanços à universidade.

O presidente da comissão, o vice-reitor Edilson Amorim, disse que a sistematização foi extremamente debatida a partir das demandas dos centros para custeio e investimentos. “Numa reflexão sobre caminhos que nos levassem a uma planilha ajustada a nossa realidade, sem soluções mágicas ou incertezas”.

Dados

A adesão ao Reuni possibilitará à Universidade Federal de Campina Grande a abertura de mais de sete mil vagas para estudantes e a criação de quinze cursos de graduação, entre eles: Engenharia de Petróleo e Dutos, Arquitetura, Enfermagem, Psicologia, Filosofia, Comunicação Social e Música, no campus Campina Grande; Serviço Social e Administração, em Sousa; e Odontologia, em Patos.

Ao final dos cinco anos, estarão contratados 171 professores e 149 técnico-administrativos para reestruturação do quadro de pessoal, como também a criadas de 60 bolsas de Mestrado e 260 de Doutorado, além de 2 mil bolsas de Assistência Estudantil no valor de R$ 250, contemplando as férias.

Em investimentos, serão quase R$ 38 milhões, em construção de centrais de aulas e laboratórios em todos os campi. Outro destaque é que, até 2012, serão incorporados ao orçamento da instituição R$ 30 milhões.

Veja aqui o documento.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 30/11/2007