Capes renova acesso de instituições ao Portal de Periódicos

O acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) foi renovado esta semana com 187 instituições. O programa de acesso à informação científica é considerado um dos mais importantes do mundo e serve de modelo para outros países. O serviço pode ser encontrado nas instituições de pós-graduação — centros de pesquisas, universidades federais e estaduais — e instituições particulares com programas de pós-graduação com nota igual ou superior a cinco.

Pelo novo termo de compromisso, as instituições se comprometem a divulgar e promover o uso dos serviços oferecidos pelo Portal de Periódicos e a oferecer treinamento a professores, pesquisadores, alunos e funcionários. Além disso, devem coibir o uso das publicações disponíveis no portal para fins comerciais ou outros atos que possam violar os direitos autorais.

O portal, um dos maiores acervos de acesso a periódicos do mundo, foi criado pela Capes em 2000. Ele oferece um banco de informações e democratiza o acesso às publicações científicas e tecnológicas de excelência produzidas no cenário internacional.

A partir de 2004, a coleção do portal foi ampliada de 3,6 mil para cerca de 12 mil revistas e títulos internacionais. O acesso passou de sete milhões em 2002 para 47 milhões em 2006, com média atual de 130 mil acessos diários. A consulta, gratuita, é oferecida a cientistas, pesquisadores, professores e estudantes de instituições que têm programas de pós-graduação recomendados pela Capes.

“O Portal de Periódicos é um extraordinário e valioso instrumento para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil”, diz o presidente da Capes, Jorge Guimarães. A comunidade pode pedir o acesso ao portal nas bibliotecas das instituições.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 30/11/2007