UFCG comemora 2 anos de atividades do Projeto Universidades Cidadãs

Solenidade acontece nesta quarta, no Museu do Semi-Árido

Será comemorado nesta quarta-feira, 28, no Museu do Semi-Árido (Misa), no campus da UFCG em Campina Grande, o segundo ano do Projeto Universidades Cidadãs, desenvolvido pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coepe) da Rede Nacional de Mobilização Social, para estimular e valorizar a participação das universidades públicas na execução de projetos de desenvolvimento comunitário. O evento será aberto às 14h e contará com a participação do presidente do Coep, André Spitz.

Segundo o coordenador do projeto na UFCG, Fernando Garcia, nestes dois anos o programa vem atuando na capacitação de jovens e mulheres em comunidades agrícolas do estado, dentre elas, as de assentamentos e as atingidas pela barragem de Acauã. “Para 2008, teremos apoio financeiro para que essas comunidades desenvolvam as atividades produtivas dos cursos que receberam”, antecipou. Cada comunidade receberá, segundo Garcia, R$ 7 mil para pôr em pratica essas atividades.

Tendo como parceiros o MEC, CNPq e Finep, o Universidades Cidadãs é um projeto interdisciplinar que tem a participação de alunos bolsistas dos cursos de graduação em Economia, Sociologia, Desenho Industrial e Engenharia Agrícola.

Veja a programação

14h – Abertura – Fernando Garcia, coordenador do projeto na UFCG

14h30 – Apresentação do vídeo Universidades Cidadãs

14h45 – Ações do Projeto nas comunidades do Pólo de Juarez Távora, por José Amilton Júnior (bolsista CNPq) e Genival Barros (coordenador técnico do Projeto)

15h – As parcerias com o Peasa (Vicente Albuquerque), Espaço da Água (João Tertuliano) e Centrac (representante da ONG)

16h - Universidades Cidadãs na visão dos agricultores, por representantes das comunidades.

16h30 – O papel do Coep na estruturação do Projeto, por André Spitz (presidente do Coep)

16h50 – A UFCG e o Universidades Cidadãs, pelo vice-reitor Edilson Amorim, a pró-reitora de Extensão Lucinete Fortunato e o prefeito universitário Eduardo Bonates.

17h15 - Encerramento

O Projeto

O Universidades Cidadãs objetiva promover ações de cidadania e melhoria da qualidade de vida de populações de baixa renda das comunidades do semi-árido onde o COEP Nacional vem trabalhando, desde 2000.

A iniciativa possibilita que estudantes e professores utilizam seu conhecimento para ajudar a implantar diversas ações de desenvolvimento comunitário e, ao mesmo tempo, se aprimorem por meio da prática e do contato com os saberes populares, propiciando uma relação transformadora entre universidade e sociedade.

Participam do Projeto o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as universidades federais de Campina Grande (UFCG), Sergipe (UFS), Rio Grande do Norte (UFRN), Piauí (UFPI), Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Regional do Cariri (URCA).

(Marinilson Braga – 27.11.07)

Data: 27/11/2007