topo_cabecalho
Novos diretores de Centros da UFCG tomarão posse neste sábado

Neste sábado, 03 de dezembro, às 19h, no auditório principal da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, o Magnífico Reitor da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, dará posse aos Diretores e Vice-Diretores dos seguintes Centros: Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS, Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, Centro de Formação de Professores - CFP, Centro de Humanidades - CH, Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN. O CEEI e o CTRN foram criados recentemente, a partir do desmembramento do CCT.

A UFCG realizou no dia 19 de outubro deste ano, eleições para escolha dos novos dirigentes de três Centros, todos localizados no campus de Campina Grande.

Para dirigir o Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, foi escolhido o professor Bráulio Maia Jr., do Departamento de Matemática e Estatística - DME, com 51,4%, que tem como vice, o professor Ricardo Cabral de Vasconcelos, do Departamento de Engenharia Mecânica - DEM. O Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, será dirigido pelo professor Wellington Santos Mota, do Departamento de Engenharia Elétrica - DEE. Ele teve 95,2% dos votos, e vai trabalhar com seu vice, professor Camilo de Lelis Gondim Medeiros, do Departamento de Sistemas e Computação - DSC. No Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN, foram eleitos os professores João Batista Queiroz de Carvalho para a função de diretor, com 49,4%, e para vice Ademir Montes Ferreira, ambos do Departamento de Engenharia Civil - DEC.

Conheça os novos Centros

Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI

O CEEI/UFCG é constituído pelos Departamentos de Engenharia Elétrica e Ciências da Computação e tem, em curto prazo, a missão de criar novos cursos de graduação, além dos atuais cursos de graduação e pós-Graduação em Engenharia Elétrica e em Computação. O corpo docente do Centro, altamente qualificado, é constituído por 72 docentes, dos quais 97,9 % são mestres ou doutores.

Com dois programas de pós-graduação - Engenharia Elétrica e Informática, ambos com nível de mestrado e doutorado, o CEEI/UFCG se destaca pelo seu doutorado em Engenharia Elétrica, único em toda a Região Norte e Nordeste com conceito 6 da CAPES, na área tecnológica.

Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN

O CTRN/UFCG foi criado a partir da aglutinação dos Departamentos de Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Ciências Atmosféricas e Engenharia de Minas. Tem um corpo docente reconhecido pela sua qualificação, o qual é constituído de 96 professores, dos quais 92,7 % são mestres ou doutores.

Ele terá uma forte atuação nas áreas das ciências e tecnologias ambientais, oferecendo na graduação, os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Agrícola, Engenharia de Minas e Bacharelado em Meteorologia.

Em nível de pós-graduação o CTRN oferece três Programas com nível de doutorado: Engenharia Agrícola, Meteorologia e Recursos Naturais, onde este último se destaca pelo caráter multidisciplinar, integrando os 04 departamentos que o compõem. Em nível de mestrado são disponibilizados os cursos de Meteorologia, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Engenharia Agrícola. Além destes, está em curso a criação de um novo Mestrado na área de Recursos Naturais.

Centro de Ciência e Tecnologia - CCT

O CCT, em sua nova configuração, ficou constituído pelos Departamentos de Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Matemática e Estatística, Física e Desenho Industrial, e é ainda um dos maiores Centros da UFCG, em termos de número de alunos e demais indicadores acadêmicos. O Centro continuará oferecendo 8 cursos de graduação: Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em  Física e Desenho Industrial, além do novo curso em Engenharia de Produção.

Na pós-graduação são oferecidos 3 Cursos de Mestrado: Engenharia Química, Engenharia de Materiais, e Matemática, além do Doutorado Multidisciplinar em Engenharia de Processos, que integra academicamente a maioria dos departamentos que o compõem.

Quem são os diretores dos Centros
...................................................

Bráulio Maia Júnior e Ricardo Cabral de Vasconcelos - CCT

Braulio Maia Junior

O professor Braulio Maia Junior iniciou sua trajetória docente, ainda aluno do curso de licenciatura em matemática, como professor do Colégio Estadual da Prata, em 1976. Além das atividades de magistério no citado colégio, lecionou no curso Reciclagem para professores de matemática do 2º grau da rede oficial do Estado da Paraíba.

Ao concluir a graduação, em 1978, foi contratado pela Universidade Regional do Nordeste, hoje Universidade Estadual da Paraíba. Na sua curta passagem por aquela Instituição, ministrou disciplinas e iniciou um curso de especialização em matemática.

Em 1979, após aprovação em concurso, foi contratado pela Universidade Federal da Paraíba, como professor colaborador. Concluiu o curso de especialização e, em 1983, foi liberado para realizar mestrado, na Universidade Federal do Ceará, onde, após conclusão, lecionou, a convite, disciplina no Programa de Verão da Pós-Graduação em Matemática.

Em retorno à Universidade Federal da Paraíba, reiniciou suas atividades docentes, ministrando inúmeras disciplinas na graduação e participando de seminários internos, além da orientação de alunos em programas de iniciação cientifica. Foi também coordenador do Laboratório de Pesquisa em Ensino da Matemática.

Iniciou sua experiência administrativa na Instituição, em 1990, quando foi eleito, em mandado tampão, vice-chefe do Departamento de Matemática e Estatística. Em 1991, foi conduzido à chefia do mesmo departamento, dessa vez para um mandato regular. Em 1993, num fato até então inédito naquele departamento, foi reconduzido para um mandato de mais dois anos.

Foi também eleito representante do Departamento de Matemática e Estatística junto ao Conselho Deliberativo da ADUFCG, em cuja instalação foi eleito coordenador. Além dessa representação, foi ainda conselheiro representante do Centro de Ciências e Tecnologia junto ao Conselho Universitário da Universidade Federal da Paraíba.

Em 1996, foi liberado de suas atividades docentes para a realização do doutorado, que concluiu, em dezembro de 1999, na Universidade Federal de Pernambuco.

Em Janeiro de 2000, iniciou sua atuação no ensino de pós-graduação, ministrando uma disciplina no Programa de Verão do curso de mestrado em matemática da Universidade Federal da Paraíba. Nesse programa de pós-gradução, ministrou disciplinas, orientou duas dissertações, que foram levadas à defesa com êxito, e publicou em revistas cientificas internacionais indexadas.

Em sua prática docente, registra-se ainda:
participação no Projeto de Pesquisa Instituto do Milênio em Matemática;
participação no Grupo de Pesquisa Estruturas Discretas, da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com pesquisadores  da USP, sendo um dos seus lideres.
realização de palestras na Universidade Federal de Pernambuco, na Universidade Federal do Ceará, na Universidade Federal da Paraíba, na Universidade Estadual da Paraíba e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia;
participação em bancas examinadoras de concursos público na Universidade Federal de Campina Grande, na Universidade Federal da Paraíba, na Universidade Estadual da Paraíba, e na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
Atualmente, atua na graduação e na pós-graduação em matemática da Universidade Federal de Campina Grande, ministrando disciplinas e orientando três dissertações de mestrado, com defesa prevista para fevereiro de 2006.

É um dos cinco pesquisadores existentes no Brasil, na área de Matemática Discreta, vinculados a Departamentos de Matemática, tendo entre suas atuais atividades a conclusão de dois artigos: The 3-Connected Binary Matroid with Circumference 6 or 7, em co-autoria com Manuel Lemos, da Universidade Federal de Pernambuco e Non-Separating Circuits And Cocircuits In Matroids, em co-autoria com Manuel Lemos e Tereza Melo, ambos da Universidade Federal de Pernambuco.

Ricardo Cabral de Vasconcelos

O professor Ricardo Cabral de Vasconcelos concluiu a Graduação em Engenharia Mecânica em dezembro de 1981, a partir de quando começou a atuar como engenheiro de manutenção da Construtora Andes S.A., aí permanecendo até junho de 1982. Em fevereiro de 1986, tendo sido aprovado em concurso público de provas e títulos, iniciou suas atividades como professor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba.

Fez mestrado (1988) e doutorado em Engenharia Mecânica (2002) na Universidade Federal da Paraíba e atualmente é professor Adjunto IV do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Ciências e Tecnologia, onde desenvolve atividades acadêmicas na graduação, ministrando disciplinas e orientando alunos em seus projetos de iniciação científica, além de ter atuado também na pós-graduação.

Ao lado das atividades acadêmicas, foi coordenador dos Laboratórios de Fundição e Tratamento Térmico, de Ensaios de Materiais e de Soldagem, coordenador da Área Acadêmica de Materiais e Processos de Fabricação, chefe do Departamento de Engenharia Mecânica, membro da comissão de licitação da Pró-Reitoria para Assuntos do Interior, representante desse departamento no Comitê Assessor de Pesquisa do CCT, conselheiro do CREA/PB, e conselheiro representante do CCT no CONSEPE da UFPB.

...................................................

João Queiroz e Ademir Ferreira - CTRN

João Queiroz

Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba, com mestrado na área de geotecnia, especialização na Universidade de Waterloo (Canadá) e Ph.D. pela Universidade de Leeds - Inglaterra. Na UFPB e UFCG exerceu os cargos de Coordenador Setorial de Pós-Graduação, Vice-Diretor do CCT, Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Chefe do Departamento de Engenharia Civil e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.   Antes de ingressar na UFPB foi engenheiro civil da geotécnica S.A. e professor da Universidade Gama Filho (Rio de Janeiro) e teaching assistent na Universidade de Leeds. Ministrou cursos e palestras em várias universidades e.g. universidade de Carleton e Concórdia (Canadá), Leeds, São Carlos e Brasília. Primeiro coordenador para implantação da Unidade de Ensino em Ciências Atmosféricas.  Foi membro e coordenador por vários anos do Comitê Assessor de Engenharia Civil do CNPq e o representante brasileiro no International Committee for Tropical Soils da International Society for Soil Mechanics and Foundation Engineering. No CNPq, foi membro relator da comissão do Prêmio Jovem Cientista. Publicou mais de 80 artigos em nível nacional e internacional, capítulos de livros e autor do Livro "Fundamentos da Mecânica dos Solos". Em conjunto com outros autores internacionais publicou o livro "Current Practice in Geotechnical Engineering" e o texto técnico "Barragens de Terra".  Tem atuado em bancas examinadores de dissertações,   teses e concursos para professores, na UFPB, UFPE, UFCE, UnB, PUC-RJ, UFRS e UFAL entre outras universidades.  Atualmente é professor titular da Unidade de Engenharia Civil e bolsista pesquisador do CNPq. Orienta alunos de iniciação cientifica, mestrado e doutorado. É membro da Mineralogical Society, Associação Brasileira de Pavimentação e Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica e membro da Fundação Assistencial da Paraíba (FAP). É Consultor de agências de fomento no país (CNPq, Capes e Fundações de Apoio a Pesquisa - PB, AM, e MG) e Assessor para Assuntos Internacionais da UFCG.

Ademir Montes Ferreira

 

- Graduação em Engenharia Civil pela UFPA – Turma de 1976

- Mestrado em Engenharia Civil pela UFPB – 1980

- Professor DEC desde 1980 – disciplinas: Mecânica dos Solos e Fundações e Empuxos de Terra

- Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Civil 1993 a 1998, 2002 a 2005

- Professor no Curso sobre Projeto de Pequenas Barragens – Convênio CCT/UFPB/CIDAGRO

- Professor no Curso sobre Construção e Projeto de Barragens de Terra – Convênio CCT/UFPB/SUDENE

- Engenheiro do Projeto de Pavimentação Urbana de Baixo Custo – CCT/UFPB/EBTU

- Estágio de Pesquisa na Universidade de Kyoto – Japão – 1987/1988

- Membro do CONSUNI/UFPB - 1996 - 1998

- Membro do CONSEPE/UFPB - 1998 - 2000

- Coordenador do Subprojeto Reforma Curricular– REENGE/CCT/UFPB

- Coordenador do Programa de Apoio a Projetos de Ensino - REENGE/CCT/UFPB

- Assessor de Graduação do CCT/UFPB – 1996 a 1997

- Assessor de Graduação do CCT/UFPB – 1997 a 1998

- Membro do Comitê de Graduação da PRG/UFPB

- Membro Conselho Técnico Consultivo da Assoc. Brasileira Ensino Engenharia – COBENGE

- Diretor de Recursos Humanos da PRAI/UFPB – 1998 a 2001

- Coordenador Setorial de Graduação da PRAI/UFPB – maio/2001 a jan/2002

- Coordenador do Laboratório de Solos II/DEC/CCT/UFCG

- Coordenador da Área de Geotecnia do DEC/CCT/UFCG

- Conselheiro da Câmara Superior de Ensino representando os Coordenadores de Graduação do CCT/UFCG

- Conselheiro do Conselho Pleno da UFCG, representando a Câmara de Ensino

- Membro da Câmara Gestora do Fórum de Coordenadores da UFCG, representando o CCT/UFCG.

................................................

Wellington Santos Mota e Camilo de Lelis Gondim Medeiros  - CEEI

Wellington Santos Mota

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campina Grande - PB 1970, Mestre em Engenharia Elétrica pela UFCG - 1972; PhD pela University of Waterloo - Canadá 1981.Pós Doutorado na University of Brithis Columbia - Canadá 1993 e na  University of Wisconsin - EUA 1997. Professor Auxiliar de Ensino na UFPB, Campina Grande PB, 1971-1972; Engenheiro Eletricista na Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF) 1973-1977; Professor Adjunto na UFPB, Campina Grande PB 1977-1995; Professor Titular na UFPB, Campina Grande PB desde 1996, Cargo atual na UFCG; Consultor da CHESF na Área de Dinâmica de Sistemas de Potência, Recife PE. 1982-1988; Consultor da Eletrobrás na Área de Transitórios Eletromagnéticos no Rio de Janeiro, 1992-1993; Vice Coordenador do Cursos de Pós Graduação em Engenharia UFPB, 1982-1984; Coordenador dos Cursos de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba, 1987-1991. Membro do Comitê Assessor do CNPq na Àrea de Sistemas de Potência, 1989-1991. Consultor Ad Hoc do CNPq, CAPES e FINEP. Membro da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e Senior Member do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).

Camilo de Lelis Gondim Medeiros

Tecnólogo em Processamento de Dados  pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campina Grande -PB 1977.  Mestre em Sistemas e Computação pela UFCG - 1986. Prestador de Serviços à URBAN, João Pessoa - Pb, de 18/03 a 31/05/77; Chefe de Análise e Programação (substituto) da URBAN de 12/09 a 01/10/77; Analista de Sistemas da URBAN de 01/06/77 a 30/08/79; Encarregado do Setor de Análise da URBAN de 01/03/78 a 30/08/79; Vice-Coordenador do Curso de Ciência da Computação da UFPB de 20/09/79 a 15/03/83; Membro do Colegiado do Curso de Bacharelado em Matemática da UFPB de 30/09/82 a 1998; Professor do Departamento de Sistemas e Computação da UFPB desde 01/09/79; Subchefe do DSC/UFPB de 13/01/88 a 07/06/88; Coordenador do Curso de Ciência da Computação do CCT/UFPB de 22/01/92 a outubro de 1996; Representante do Centro de Ciências e Tecnologia da UFPB junto ao CONSEPE de julho de 1994 a agosto de 1996. Coordenador da área de Sistema Normativo do Programa de Avaliação Institucional da UFPB, de outubro de 1994 a outubro de 1996 (Comissão Permanente de Avaliação Institucional da UFPB). Coordenador Setorial de Computação da UFPB de 31/03/97 a 20 de março de 1998. Coordenador do Programa de Capacitação Tecnológica (PCT) na UFPB desde fevereiro de 2000. Coordenador do Curso de Ciência da Computação do CCT/UFPB desde 1o de junho de 2000.


Data: 29/11/2005