Semana do CH começa nesta terça

"Mais uma vez é hora de colocarmos em discussão os processos, as dinâmicas e as propostas pensadas e vividas no âmbito do Centro de Humanidades da UFCG, num momento em que somos todos chamados a repensar a universidade brasileira, a gestão do cotidiano acadêmico, nossas barricadas e culturas íntimas e coletivas referentes ao fazer universitário". É com esta expectativa que o Diretor do Centro de Humanidades da UFCG, professor Lemuel Guerra, se refere à VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do CH, que começa nesta terça-feira, 27, no campus Campina Grande.

Durante quatro dias, as Ciências Humanas serão focalizadas através de atividades especiais de qualificação docente, discente e dos técnico-administrativos, tais como: mini-cursos, nos quais se exercita a paixão de professores e o despertamento de eventuais alunos por temas específicos, muitas vezes não contemplados pelas grades curriculares oficiais; Grupos de Trabalho - que se constituem em momentos privilegiados da socialização de resultados de pesquisa, da extensão e de projetos ligados mais especificamente ao ensino, bem como de apresentação de ensaios produzidos por docentes e discentes; Oficinas da Paixão pela Arte - destinadas a propiciar a estudantes e técnico-administrativos oportunidades de contato e aprofundamento com os vários fazeres artísticos, fundamental à formação de qualidade na área das Humanidades; e Mesas Redondas - em que se exercita a colocação em presença respeitosa os múltiplos olhares sobre as temáticas escolhidas.

Além das Ciências Humanas, o evento reserva também um espaço considerável destinado às Artes, a começar pela participação do Coral Universitário Coro em Canto, da UFCG, tradicionalmente convidado para a abertura do evento. Durante a Semana ainda haverá apresentações de Canto Lírico, Recital, Grupo de Sax, Música Barroca Italiana e MPB, além de Mostras de Cinema, Artes Plásticas e duas apresentações do espetáculo teatral Armadilha, de autoria do dramaturgo gaúcho Ronald Radde, com direção de Paulo de Pontes. "As Humanidades se constituíram historicamente integrando a ciência com a Filosofia e as Artes. Essa característica deve ser mantida e cultivada em nosso Centro", disse Lemuel.

A palestra de abertura será proferida pelo professor José Edilson de Amorim, vice-Reitor da UFCG, que vai apresentar o tema central da Semana, intitulado: As Humanidades e a Ontologia Crítica do Presente.

"É claro que tudo o que está programado dependerá do envolvimento, da dedicação, da capacidade de fruição e de doação da comunidade acadêmica do CH", finalizou o Diretor do CH.

A programação geral da VIII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Humanidades está disponível na página eletrônica do CH: www.ch.ufcg.edu.br.

Mais informações, pelos fones: (83) 3310.1203, 3310.1200 ou 3310.1068.

(Franz Mikhailovitch, assessor de Imprensa do CH)

Data: 26/11/2007