Aluno da rede pública erra mais da metade das questões do Enem

Concluintes do ensino médio em escolas públicas tiveram nota média de 48,30 na prova objetiva, ante 68,72 na rede privada

Os estudantes de escola pública tiveram notas quase um terço menores em relação aos alunos de instituições particulares no último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os alunos da rede pública que concluem neste ano o ensino médio não conseguiram acertar, em média, nem metade da avaliação: tiveram nota 48,30 -em uma escala de 0 a 100- na prova objetiva, composta por questões de múltipla escolha. Os da rede particular fizeram 20 pontos a mais: 68,72.

Os números levam em conta apenas os alunos que cursaram o ensino médio inteiro no mesmo sistema de ensino -público ou particular. O Enem avaliou em agosto 795 mil estudantes com previsão de concluir o ensino médio neste ano (concluintes) e 1.297.810 egressos de outros anos -o exame é requisito para o aluno se inscrever no Prouni, programa do governo federal que dá bolsas a alunos carentes em instituições particulares e serve de base para o cálculo da nota de vestibulares.

Dos concluintes, 602 mil cursaram o ensino médio somente em escola pública e 149 mil só na particular. Na prova de redação, a diferença entre a escola pública e a privada diminui, mas persiste. Os concluintes que fizeram o ensino médio só em escola pública tiveram média de 54,84, número 13% menor que o das particulares, que alcançaram a nota 62,75. Mesmo os que fizeram a maior parte do ensino médio em escola particular se saíram pior, com nota 59,11.

A média geral de todos os concluintes do Brasil foi de 52,47 na prova objetiva e de 56,41 na de redação. A região que se saiu melhor nos testes foi a Sul (56,88). A pior, o Norte, com média de 44,88 pontos. No Nordeste, a média dos alunos que concluíram o ensino médio também não chega a 50%, com 47,67 pontos.

Os alunos do Sudeste ficaram com 54,85 pontos de média. Em São Paulo, a nota dos concluintes foi de 54,63 na prova objetiva e 56,41 na redação. O Estado fica em oitavo lugar quando se consideram as médias dos concluintes da rede pública na prova objetiva; e na 11ª posição na redação.

As médias dos alunos concluintes que fizeram o ensino médio somente em escola pública revelam ainda que a rede particular que se saiu melhor nos testes foi a do Distrito Federal (73,30), seguida por Minas Gerais (72,35), Paraná (71,01) e São Paulo (70,76).

Na redação, a rede particular que se saiu melhor foi a da Bahia -65,59 pontos. Roraima teve o pior desempenho -média de 59,52. Já a melhor rede pública, consideradas também as notas dos concluintes que cursaram o ensino médio somente nesse sistema, é a do Rio Grande do Sul -média de 54,61 na prova objetiva e de 59,74 na redação.

A pior, pelo mesmo recorte, é a do Tocantins, com 41,32 pontos na prova objetiva, e 50,16 na rede particular. O Enem foi aplicado pela primeira vez em 1998, com 157 mil inscritos. O maior salto no número de participantes ocorreu em 2005, quando passou de 1,5 milhão para 3 milhões, devido ao Prouni.

No ano passado, a diferença no Enem entre os concluintes de escola pública e da rede particular foi de 17 pontos nas questões de múltipla escolha e de 11 pontos na redação. Mas a média geral foi mais baixa em relação ao exame deste ano: 35,52 pontos na parte objetiva - neste ano, o número subiu para 52,47.

(Folha de SP, 23/11)

Data: 23/11/2007